1693 casos de HIV/Sida foram diagnosticados de Janeiro a Outubro na província...

1693 casos de HIV/Sida foram diagnosticados de Janeiro a Outubro na província do Moxico

COMPARTILHE
A A A

Por: Stella Cortêz

1693 casos de HIV/Sida foram diagnosticados de Janeiro a Outubro do ano em curso, na província do Moxico, dos quais 801 são crianças, 900 gestantes e 1227 homens, informou o serviço de informação daquela província, no sábado, 1.º de Dezembro, data em que assinada o Dia Mundial da Luta Contra o Sida.

De acordo com as informações prestadas aos órgãos de comunicação social presentes na cerimónia de abertura da referida campanha, Sílvia Lutucuta, Ministra da Saúde, fez saber que, para se evitar que o aumento de número de infectados, o primeiro procedimento que as unidades hospitalares têm feito é sensibilizar a população para que tomem conhecimento sobre a existência da doença, posteriormente, incentivar a efectuarem o teste e dar início ao tratamento, caso seja diagnosticada a doença. “Os que têm a doença já diagnosticada, precisam de ser tratados e têm de fazer o controlo regular da sua carga viral. Temos uma meta de até 2030 combater esta doença e vamos trabalhar para que isso aconteça”, disse a Ministra da Saúde.

Ainda sobre o HIV/Sida, doença que assola as comunidades dos países africanos, o governo da província do Moxico registou 75 casos de óbitos. Importa lembrar que o acto de abertura da campanha Nascer Livre para Brilhar decorreu no passado sábado, no Moxico, liderada pela Primeira Dama Ana Dias Lourenço, e traz como principal foco acabar com a Sida Pediátrica nas crianças até 2030.

comentários facebook