1º Aniversário da elevação da histórica cidade de Mbanza Kongo a património...

1º Aniversário da elevação da histórica cidade de Mbanza Kongo a património Mundial

COMPARTILHE
A A A

 

Data: 08/07/2018(Domingo)
Local: Província do Zaire

Por ocasião da Celebração do 1º aniversário da Elevação da Histórica Cidade de  Mbanza Kongo a Património Mundial, o Governo da Província do Zaire e o Ministério da Cultura, promovem a realização de várias actividades culturais no âmbito das festividades que decorrerão no mês em curso.

Mbanza Kongo, capital do antigo Reino do Kongo é detentora de um património material e imaterial excepcional. A cidade foi inscrita na lista do Património Mundial da Unesco a 8 de Julho de 2017, durante a 41ª Sessão do Comité deste órgão, que decorreu na cidade de Cracóvia, Polónia.

Dada a importância deste feito histórico, o dia 8 de Julho foi adoptado como o dia da Província do Zaire. Nesta data o Comité do Património Mundial da UNESCO declarou por unanimidade Mbanza Kongo, Vestígios da Capital do Antigo Reino do Kongo, como Património Mundial e a sua inscrição na lista, consagra o Valor Universal Excepcional de uma propriedade cultural ou natural, para que seja protegida em benefício da Humanidade.
A cidade de Mbanza Kongo, passou a ter o dia 8 de Julho como o dia de aniversário e feriado local na Província do Zaire. A edição 2018 das festas da cidade vai decorrer de 5 – 25 do mesmo mês e trata-se de uma oportunidade de conhecer a rica história do antigo no Reino do Kongo e conviver com as populações locais e melhor conhecer a sua tradição e riqueza Cultural.

A cerimónia oficial do 1º Aniversario da Elevação de Mbanza Kongo a Património Mundial, enquadra-se nas festas da cidade de Mbanza Kongo e será presidida por Sua Excelência Senhora Ministra da Cultura, Dr.ª Carolina Cerqueira, no próximo dia 08 de Julho de 2018. Estarão presentes convidados nacionais e estrangeiros, entre ministros, deputados, embaixadores e representantes da sociedade civil.

O evento contempla várias actividades, consubstanciadas no Descerramento da Placa de Inscrição de Mbanza Kongo na Lista do Património Mundial da Unesco, Entrega oficial do Diploma Comité do Património Mundial, apresentação dos Termos de Referência do Museu do Reino do Kongo, abertura do Programa Radiofónico do Comité de Gestão Participativa do Centro Histórico de Mbanza Kongo, Expo Kongo (feira de produtos agrícolas, minerais e pescas), Palestras e Seminários, Exposições de Arte e Pinturas ao Ar Livre, que acontecem ao longo de todo mês de Julho.

Será igualmente feita a entrega oficial dos cartões VISA Master Card do Banco de Negócios Internacional em saudação à celebração do 1º Aniversário do Património Mundial, no âmbito da sua responsabilidade social e compromisso com a internacionalização da Cultura angolana.

comentários facebook