8 Conselhos para quem compra carro pela primeira vez

8 Conselhos para quem compra carro pela primeira vez

COMPARTILHE
A A A

 

O primeiro carro é sempre um marco importante e, antes da compra, investimos algum esforço nesta decisão. Desde financeiro a emocional. Contudo, a Ford quer que seja, igualmente, um momento especial para todos os potenciais compradores e, por isso, partilha alguns conselhos sobre como tornar a compra num momento perfeito e inesquecível.

O orçamento, o seguro automóvel e a assistência técnica são alguns dos elementos a ter em conta, principalmente no nosso mercado.

Em Angola, quando um consumidor pensa em adquirir o primeiro carro, procura um veículo que possa conduzir confortavelmente por 3 e 5 anos.

A coisa mais importante a reter é aproveitar ao máximo o tempo e analisar as opções que existem no mercado. Neste processo, a pressa não é um elemento favorável. A Ford aconselha uma visita aos stands, com tempo e paciência. Solicita test drive e tem sempre em atenção o teu orçamento. Outra nota importante é saber se a concessionária já inclui o seguro automóvel no acto da compra e que garantias oferece.

Se pretendes comprar o teu primeiro carro, aqui vão algumas recomendações a teres em consideração:

  1. Orçamento

O preço de um carro é apenas uma parte do custo total do mesmo. Existem custos adicionais que apanham alguns compradores desprevenidos. Ao fazer a tua pesquisa e decisão sobre qual carro pretendes comprar, tem em mente o seguinte:

Seguro: qual a cobertura e qual o custo para a viatura que escolheste?

Visita sites de seguros e solicita orçamentos para teres uma ideia do que realmente estás a procura.

Manutenção / Garantia: alguns compradores têm um orçamento muito apertado mas vale a pena pagar um pouco mais por um bom plano de manutenção / garantia.

Quilometragem esperada e consumo de combustível: Quer o condutor, quer quem vá comprar o carro pela primeira vez, não percebe o impacto que os custos de combustível têm nas despesas mensais. Se és uma pessoa que tens feito muitas viagens tens igualmente de estar consciente dos números de consumo de combustível.

  1. Pesquisa

A pesquisa ou procura é, provavelmente, uma das partes mais importante da compra de uma viatura. Uma vez escolhido o tipo de viatura (tamanho, cor, modelo e outros elementos), começa-se a busca pela disponibilidade. Faz pesquisas aprofundadas (sites da empresa, comentários boca-a-boca, redes sociais) e reduz a tua escolha a um número mais reduzido de opções.

 

  1. Test Drive

 

Depois de ter uma lista mais restrita, começa a agendar test drives. Um test drive é a única maneira de obter uma impressão sólida da dinâmica de condução, dos recursos e dos níveis de conforto de um carro. Então toma nota de todos os detalhes em cada test drive, para que, depois possas fazer uma comparação adequada.

Tem em mente que, embora seja óptimo ter um carro de boa aparência, o conforto do carro no interior também é crítico, então, no teste, certifica-te de que os assentos estão confortáveis, os controles são fáceis de alcançar, todos os instrumentos são claramente visíveis e que tem todos as ferramentas que de que precisas. Tens de conviver com isso.

 Escolhe o teu Concessionário

 

Muitas são as pessoas que se dirigem para a concessionária mais próxima mas o aconselhável é que faça primeiro, algumas pesquisas das concessionárias locais. Encontrar uma boa concessionária é importante porque são as pessoas que cuidarão do teu carro, por muitos anos. Se te decidires por um veículo da Ford, para o teu primeiro carro, poderás visitar a Robert Hudson, na Avenida de Talatona, em Luanda, para encontrar o modelo perfeito para ti. Os stands Robert Hudson também estão localizados nas principais Províncias, como Benguela, Malanje, Huambo, Cuando Cubango, Namibe, Cabinda e Huíla.

Poderás também descobrir as especificações e os acessórios da tua nova compra. Se escolheres um carro, que já tenha excelentes acessórios de segurança padrão, terás mais espaço para jogar com acessórios extra.

  1. Ao Levantar o teu carro

 A maioria dos clientes, na primeira vez, não tem dinheiro disponível para comprar um carro a pronto pagamento. É aqui onde deves considerar cuidadosamente como desejas financiar o teu veículo.

Quando fazes um empréstimo para financiar o teu veículo, o banco calculará o teu reembolso mensal, com base numa série de factores, que incluem a tua capacidade de pagar o empréstimo, o teu valor de crédito, o valor que desejas pedir emprestado e o período, durante o qual desejarás pagar o empréstimo. Atendendo que estás a pedir dinheiro emprestado vais pagar com juros. Portanto, é importante garantir que tens uma taxa de juros competitiva, pois as taxas de juros variam de acordo com o credor.

A Robert Hudson tem uma parceria com o Banco Millennium Atlântico, por isso, podes saber mais sobre as condições praticadas num dos concessionários da Robert Hudson.

  1. Entende as Condições de Garantia

 

Não é a melhor leitura que imaginamos mas faz um chá e lê atentamente os termos e condições no Manual do Proprietário. Se tiveres alguma dúvida, pede ao teu vendedor que percorra o manual contigo e esclareça as dúvidas que tiveres. Não tenhas medo de fazer perguntas e certifica-te que compreendes completamente todas as letras finas.

 Ford Fiesta 1 Ford Fiesta 2 (1)

  1. Seguro Automóvel

 

Além de comprar o seguro mais rentável, é importante entender, exactamente, o que o teu seguro cobre. O seguro do veículo tem várias opções e precisas de ter certeza da cobertura certa. Pesquisa e fica a conhecer o detalhe das diferentes apólices de seguro. Por exemplo, se estacionares regularmente o teu carro na rua ou fora dos prédios, certifica-te de estar coberto para todos os tipos de roubo.

 

  1. Ama o teu carro

Depois de comprar o teu novo Ford, certifica-te que o cuidas convenientemente. Segue o guia de manutenção (em Angola, as manutenções devem ser efectuadas de 5.000km em 5.000km ou no mínimo uma vez por ano) e faz as marcações dos serviços necessários nas oficinas autorizadas da marca.

comentários facebook