Abertura do ANIMA BR – Ciclo de Cinema Brasileiro de Animação

Abertura do ANIMA BR – Ciclo de Cinema Brasileiro de Animação

COMPARTILHE
A A A

Aconteceu na passada segunda-feira no Centro Cultural Brasil-Angola, a abertura do ANIMA BR – Ciclo de Cinema Brasileiro de Animação, um festival que decorre neste espaço de 9 a 18 de Abril, e traz a Luanda seis curtas e oito longas-metragens de animação, escolhidas entre as mais premiadas produções brasileiras dos últimos anos. O evento conta ainda com oficinas, sessões comentadas e votações, ressaltando-se que a entrada é gratuita.

A abertura do festival contou com discursos por parte do Embaixador do Brasil em Angola, Sr Paulino Neto, seguido do responsável pelo Sector Cultural da Embaixada, Sérgio de Toledo, e da directora do Centro Cultural Brasil-Angola, Nídia Klein. Logo em seguida foi exibido a longa-metragem ‘Tito e os Pássaros’ (2019), dirigido por Gustavo Steinberg e produzido por Daniel Greco, profissional de animação que fez também parte da produção do filme ‘Uma História de Amor e Fúria’, premiado melhor filme em Annecy (considerado o ‘Óscar da animação’) em 2013. Daniel Greco está em Luanda, a convite da Embaixada do Brasil, e comentou a sessão junto ao público presente. Ministrará igualmente duas oficinas de animação para jovens talentos angolanos. Haverá igualmente duas oficinas sobre Arte 3D, ministradas pelos desenvolvedores locais Tittu Meirelles e Lito Ngunza.

IMG_6818 IMG_6953 IMG_6968 IMG_8319 IMG_8339 IMG_8457

Durante os próximos dias, curtas e longas-metragens como ‘Lino’, ‘O Menino e o Mundo’, ‘Cidade dos Piratas’, ‘Até que a Sbórnia nos Separe”, além de ‘Tito e os Pássaros’ e ‘Uma História de Amor e Fúria’, entre outros, farão parte da programação do CCBA.

Maiores detalhes sobre a programação podem ser consultados nas páginas-web: www.facebook.com/centroculturalbrasilangola

e www.centroculturalbrasilangola.co.ao .

Sobre o Centro Cultural Brasil-Angola

O Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA) mantido pela Embaixada do Brasil em Angola, tem como objectivo difundir a língua portuguesa e a cultura brasileira, inclusive por meio do intercâmbio entre artistas e académicos dos dois países. Para tanto, são desenvolvidas, no Centro, actividades voltadas ao ensino da língua portuguesa, tanto na forma de reforço escolar quanto para falantes de outros idiomas, a difusão da literatura e da cultura brasileiras e de outros países lusófonos, a organização de exposições de artes visuais, espectáculos teatrais, a participação em feiras de livros, a distribuição de material informativo sobre o Brasil, a difusão da música erudita e popular brasileira, a divulgação cinematográfica brasileira, a organização de palestras e seminários sobre temas relacionados à civilização e à actualidade brasileira e a promoção de outras formas da cultura do Brasil. Além disto, o CCBA também apoia e realiza actividades ligadas à cultura angolana, além de promover cursos que visam à formação de pessoas em áreas referentes às práticas de produção artística. Desde 2015, o CCBA ocupa prédio histórico no centro de Luanda, resultado de acordo assinado entre Angola e Brasil para a criação de novos centros culturais nos dois países.

comentários facebook