Actividade Alusiva ao 17 de Setembro Dia do Herói Nacional em Roma

0

Em alusão ao dia 17 de Setembro de 2020, data em que a República de Angola celebra o dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, Sua Excelência Dr. António Agostinho Neto, realizou se em Roma uma Palestra organizada pela Embaixada de Angola na República Italiana, para assinalar a efeméride e homenagear os feitos daquele foi o Primeiro Presidente da Angola independente.

Fizeram parte do Evento Sua Excelência a Embaixadora de Angola na República Italiana e Representante Permanente das Agências Internacionais da ONU sedeadas em Roma, Dra. Maria de Fátima Jardim, SE Embaixador de Angola junto da Santa Sé, Dr. Paulino Domingos Baptista, o Corpo Diplomático das respectivas Embaixadas Angolanas acreditadas na Itália e alguns Convidados.

Sob o Tema “O Pensamento Estratégico de Agostinho Neto e a Libertação de África” a Palestra supracitada teve como prelector o Professor Dr. Jean Leonard Touadi, renomado Político e Académico Italiano, que em linhas gerais partilhou o seu vasto conhecimento sobre a história política de Angola, o espírito do panafricanismo, e em particular, extractos da vida e obra do antigo Presidente Dr. António Agostinho Neto.

Por sua vez e na qualidade de anfitriã, SE Embaixadora Maria de Fátima Jardim, lembrou que foi a geração dos líderes históricos Africanos e do Mundo, como a do Dr. António Agostinho Neto, que na altura se afirmaram com a solidariedade em prol da independência dos povos oprimidos e na defesa de causas justas. E apelou que precisamos fazer destes valores premissas fundamentais da construção das Nações que estamos a erguer actualmente.     

No final do evento a Embaixadora Fátima Jardim, aproveitou a ocasião para homenagear e atribuir Certificados de Mérito a alguns Diplomatas e a um Membro da Comunidade Angolana residente na Itália.