Adjany Costa: “Prioridade passa pela integração das três áreas”

Adjany Costa: “Prioridade passa pela integração das três áreas”

COMPARTILHE
A A A

A nova ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa, na sua primeira declaração à imprensa, disse que o Presidente pediu-lhe para fazer melhor. “Tenho a possibilidade de dar uma visão externa ao Executivo, tendo experiência de campo e experiência técnica, integrando tanto a parte politica quanto a parte de aplicação”, sublinhou.

Para Adjany Costa, a prioridade, no imediato, passa pela integração das três áreas (Cultura, Turismo e Ambiente), que considerou “universos completamente diversos”, mas com linhas de pensamento que podem ser integradas se as politicas e objectivos forem comuns.

Adjany Costa prometeu integrar ao Projecto Okavango Zambeze a componente da cultura, temperando, assim, com um foco ambiental muito forte. “Está na hora de pararmos de olhar para o projecto de conservação como puramente ambiental e paisagístico. Devemos também integrar as comunidades locais como uma grande componente do turismo. É também uma das formas de integrarmos os diferentes sectores”, disse.

Relativamente aos problemas ambientais nas zonas urbanas, sempre marcadas por poluição de vária ordem e falta de arborização, a ministra deixou claro que esta é uma questão que consta, também, das suas prioridades. Adjany Costa entende que “é preciso abandonar a velha concepção de ver e pensar o ambiente numa perspectiva de fora. “Está na hora de mostrarmos que o ambiente é tudo aquilo que nos rodeia e é importante trazermos o verde de volta às nossas cidades e ajudar a mudar a mentalidade dos citadinos, ajudando-os a ver a importância disso no seu dia-a-dia, com mais arborização e não só”, garantiu.

comentários facebook