Agnela Barros vai ser condecorada com uma medalha do Grau de Cavaleiro...

Agnela Barros vai ser condecorada com uma medalha do Grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras da França

COMPARTILHE
A A A

Por: Stella Cortêz
Agnela Barros, figura ímpar do teatro angolano, quer pela sua formação académica, com um mestrado em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, quer pela sua entrega e persistência, será condecorada com uma medalha do Grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras da França, num acto que decorre esta Quarta-feira,24 de Abril, às 16 horas. O evento tem lugar na Aliança Francesa, em Luanda, e será presidido pelo Embaixador de França em Angola, Sylvain Itté.

A ordem das Artes e Letras “Ordre des Arts et des Lettres”,em francês, é uma condecoração concedida pelo Ministério da Cultura em França, que visa recompensar as pessoas que se distinguem pela sua criação no domínio artístico ou literário, ou pela sua contribuição ao desenvolvimento das artes e das letras na França e no Mundo. Uma das mais altas distinções para personalidades que contribuíram para a difusão da cultura francesa.

A homenagem esta vinculada ao seu envolvimento em prol da valorização das culturas africanas, no domínio da pesquisa no teatro e na dança, bem como pela promoção de actividades. Agnela Barros distingue-se ainda pelo empenho no desenvolvimento das artes em Angola, em especial no teatro e na dança com foco na francofonia africana.

Foram já condecoradas figuras como Clint Eastwood, Amália Rodrigues, Bob Dylan, Mariza, Barceló de Carvalho, entre outras.

comentários facebook