Angola beneficia de kit para combater Covid-19

Angola beneficia de kit para combater Covid-19

COMPARTILHE
A A A

Luanda – Angola beneficiou esta quinta-feira de um kit composto por 100 mil máscaras, 20 mil testes de Covid-19 e mil fatos de protecção individual de biossegurança do nível três.

Os materiais, provenientes da China, foram entregues pelas fundações Jack Ma e Alibaba, vai permitir aumentar 20 vezes mais a capacidade de resposta em termos laboratoriais, afirmou o secretário de Estado para Saúde Pública, Franco Mufinda.

O responsável, que falava no Aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda, afirmou que o país tinha apenas mil testes e passou a ter 21 mil.

Esclareceu que as máscaras e factos serão distribuídos em todas as províncias do país, enquanto os testes serão encaminhados para o Instituto Nacional de Saúde (INS), onde há capacidade para a realização destes exames.

Disse ser intenção do Governo potenciar as demais províncias para a realização de testes de Covid-19, aumentar o número de ventiladores, agregação de mais materiais de protecção individual e a capacidade laboratorial.

Em relação ao aumento da capacidade laboratorial, justificou que quanto mais testes forem realizados vai permitir ter a imagem real de como o país está em termos de incidência desta pandemia.

Referiu que o país tem apenas 21 ventiladores instalados no Hospital da Barra do Cuanza pretende-se aumentar este equipamento e serem instalados nos demais hospitais provinciais do país.

Questionado sobre o estado de saúde dos três pacientes com Covid-19, afirmou que estão estáveis.

Por outro lado, o responsável afirmou que se aguarda pela vinda de 256 profissionais de saúde cubanos e, sem avançar número, disse estar em curso a conversação para a vinda de especialistas chineses.

comentários facebook