Angolano João Paulo, o primeiro estrangeiro a ganhar o campeonato internacional de...

Angolano João Paulo, o primeiro estrangeiro a ganhar o campeonato internacional de levantamento de peso na Rússia

COMPARTILHE
A A A

Por: Iraneth da Cruz

Revisão: CAnga Tomás

O angolano João Paulo Gabriel “Chico”, residente na Rússia onde cursa o mestrado na Universidade Estatal Técnica de Petróleo Ufa, leva o nome do seu país aos campeonatos de Powerlifting (levantamento de peso) desde 2012.

A sua paixão pelo desporto nasceu desde os seus dez anos, quando, na altura, praticava artes marciais. João Paulo pratica powerlifting há sete anos, infelizmente o faz sem pertencer a alguma academia, e tem André Kanavaro, campeão mundial de 2017, como a sua maior referência e inspiração.

O jovem foi campeão em 2016, na categoria de 93 quilogramas no campeonato das universidades russas, sem equipamento, com uma soma de 620 quilos. No ano seguinte, em 2017, foi campeão na categoria de 105 quilogramas no campeonato angolano ZéDu, com equipamento, com uma soma de 800 quilos. Recentemente, isso no dia 8 de Abril, tornou-se o primeiro estrangeiro a ganhar o campeonato internacional na Rússia, com uma soma de 830 quilos.

Em entrevista ao Platinaline, João disse que não teve algum incentivo para praticar powerlifting, mas sempre teve apoio da família. “De uma forma geral, pretendo ajudar a criar uma federação de powerlifting em Angola, para que esse desporto chegue às escolas, e participar nos campeonatos africanos e mundiais. Para este ano, pretendo divulgar mais essa modalidade e apresentar o meu projecto ao Ministério da Juventude e Desportos do meu país”, disse.

O powerlifting é um desporto de força, cujo objectivo do atleta é levantar o maior peso possível em cada um dos movimentos. O desporto é composto por Movimentos de Agachamento, Supino e o Peso Morto e foi oficialmente reconhecido como um desporto em 1960 e em 1973 foi fundada a sua primeira federação internacional, a IPF – International Powerlifting Federation. Desde essa data, essa prática desportiva tem estado em constante evolução, tanto em relação às diversas técnicas aplicadas no universo raw, como no uso de equipamentos que permitem que os atletas equipados efectuem o levantamento de cargas cada vez maiores.

comentários facebook