Angolano Kalaf Epalanga é convidado a participar da 17ª edição da Festa...

Angolano Kalaf Epalanga é convidado a participar da 17ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty

COMPARTILHE
A A A

Por: Stella Cortêz

O músico e escritor angolano Kalaf Epalanga, de 40 anos, também conhecido como “Poeta – Cantor”, integrante da Banda Portuguesa Buraka Som Sistema, é um dos convidados para participar da vigésima sétima edição da Festa Literária Internacional de Paraty, evento que acontecerá de 10 a 14 de Julho do ano em curso.

Com forte inspiração autobiográfica, o angolano levará para a referida actividade “Também os brancos sabem dançar”, um livro que narra a história de um músico e escritor angolano que chega à fronteira da Suécia com a Noruega, com sua banda para tocar em Oslo, porém o problema é que o rapaz vive num limbo entre as cidadanias angolanas e portuguesas, desde que escapou da guerra em seu país, para poder refazer a vida em Lisboa”, assim narra a sinopse. Por este motivo, acaba detido por tentativa de imigração ilegal.

O livro é escrito como uma viagem colorida e repleta de memórias pessoais, musicais e literárias em torno de África, Europa e Brasil. Contudo, a criadora da Flip 2019, Fernanda Diamant esclarece, em nota, que Kalaf tem uma prosa boa, com ritmo que parece conter toda capacidade musical, uma ficção que aborda, além da história da música que ele ajudou a levar para o mundo, temas importantes como identidade, imigração africana em Portugal e a condição actual da Europa, sobretudo a relação afectiva e formativa com a cultura brasileira.

“O livro é escrito como uma viagem colorida e repleta de memórias pessoais, musicais e literárias em torno de África, Europa e Brasil”

comentários facebook