Angolano Miguel Espadafora é o primeiro africano campeão de MMA nos jogos...

Angolano Miguel Espadafora é o primeiro africano campeão de MMA nos jogos euro-asiáticos

COMPARTILHE
A A A

Por: Iraneth da Cruz

O jovem angolano, Miguel Rodrigues Espadafora, estudante na Federação Russa onde está a fazer a licenciatura em Engenharia de Petróleos, na especialidade de Automação Sistemas Automáticos Petrolífero, é o primeiro africano campeão de MMA nos jogos euro-asiáticos.

O jovem treina há quatro anos, já fez Kick Boxe e agora está ligado ao MMA e já participou nos campeonatos de MMA amador de 72 quilogramas, grappling (ou Jiu Jitsu sem quimono) e MMA profissional de 72 quilograma. Consagrou-se vencedor por dois anos consecutivos de MMA amador e também de grappling e é o actual campeão profissional de MMA nos Jogos Euro-Asiáticos, na categoria de 72 quilogramas.

“Venci a luta com um K.O, o meu adversário já se encontrava todo cheio de sangue e os canais russos de televisão não se contiveram com o feito sendo o primeiro negro a vencer uma competição por cá a nível profissional”, explicou o jovem.

Miguel contou que as suas inspirações vêm da sua família, por nunca desistirem dele, e isso inspira-lhe bastante a não desistir do seu sonho. “O meu mestre, Ruslan Yhamberdin, Nelson Mandela, Lutadores como Buakaw, John Jones, Anderson Silva, Mohamed Alli, Mike Tyson, Cyborg Mário Sérgio Pires Ferreira também são as minhas grandes inspiração”, explicou o jovem.

A sua maior meta a atingir, para além de terminar a formação, é ter um contrato profissional com o maior campeonato de MMA do mundo o “UFC” e ser campeão dessa modalidade.

Realçar que os jogos Euro-Asiáticos foram realizados nos dias 16, 17 e 18 de Maio deste ano e pela primeira vez um país africano esteve presente, representado pelo angolano Miguel, mais conhecido “Tubarão Negro”.

A noite foi marcada com abertura feita com a música de Bruno M intitulada “Bomba”, mostrando, assim, aos russos, o calor africano e, em companhia de alguns dos seus colegas angolanos, Miguel entrou dar uns toques de Kuduro, mostrando um pouco a cultura angolana.

IMG-20180524-WA0006 IMG-20180524-WA0005

comentários facebook