- Publicidade -

More

    Arte de Paulo Kapela na Galeria Tamar Golan

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Exposição Kapela aberta à visitação em curta temporada, entre 3 e 16 de Março
    Luanda terá a chance de ver reunidas obras de um artista singular e extremamente conectado com o seu tempo e a terra onde vive. Sua obra de repercussão internacional e expressividade local encontrou-se com os objectivos da Fundação Arte e Cultura de incentivar e difundir a expressão de artistas locais. A exposição Kapela poderá ser visitado na Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, no mês de Março.
    Estarão expostas obras antigas, resgatadas e recuperadas, além de novas peças construídas pelo artista nas instalações da Fundação Arte e Cultura, onde Kapela encontrou ambiente para criar, já que vive desde o ano passado no Beiral, sem espaço para produzir.

    Nascido no Uíge, Paulo Kapela percorre o mundo com a sua arte desde 1995, geralmente acompanhado por contemporâneos africanos, como aconteceu durante a “Africa Remix”, montada em Londres, Paris e Tóquio, em 2004 e 2005.
    A arte de Kapela foi vista também na exposição colectiva “Tons e Texturas da Angolanidade”, em 2003. No mesmo ano, Kapela foi homenageado com o prémio do Centro Internacional de Civilizações Bantú (CICIBA), de Brazzaville, que lhe rendeu parte do reconhecimento internacional que desfruta.
    Mais recentemente, em 2013, Paulo Kapela integrou a exposição “No Fly Zone”, em Lisboa. As peças expostas traduziam a Luanda de hoje, a mostrar recortes de jornal, desenhos e objectos agregados que constroem o discurso de conservação e reconstrução da memória empregado pelo artista.
    Autodenominado profeta e conhecido como Mestre, Paulo Kapela é angolano, mas foi na República do Congo que começou a meter nas telas o que lhe passava pelas idéias, e o artista foi formado. Os desenhos, colagens e instalações de Kapela, herdeiros da École de Peinture de Poto-Poto, do Congo, foram recuperados e ganharam tratamento condizente com a sua importância para a Cultura Angolana.
    Da escola de Poto-Poto, Kapela jamais deixou a originalidade típica de seus artistas, além da profunda ligação com as tradições africanas. Arte, estilo de vida e expressão peculiares caracterizam Kapela, o artista, e a exposição que a Galeria Tamar Golan tem o prazer de abrigar.

    Durante os meses de Janeiro e Fevereiro, Paulo Kapela encontrou na Fundação Arte e Cultura o espaço que buscava para retomar o processo constante de criação e esteve com certa frequência a produzir novas peças, algumas das quais poderão ser vistas de 3 a 16 de Março.

    expo-2.jpg

    expo.jpg

    Sobre a Fundação Arte e Cultura
    A Fundação Arte e Cultura é uma organização sem fins lucrativos, focada no desenvolvimento da Cultura Nacional pelo mecenato e incentivo à educação para as artes e o empreendedorismo. Entre outras actividades, promove mensalmente uma exposição na Galeria Tamar Golan, com o objectivo de promover e apoiar artistas da terra.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Henrique Sungo e Filipe Anjos apresentam o seu novo projeto documental intitulado “Aspiracionalismo”.

    Depois de estrear na cidade de Londres, agora é a vez da cidade da Kianda receber a Santano Produções, uma produtora audiovisual do angolano...

    Fábio Hustle admite que namoraria com Malune e revela em Live que teve 14 ex-namoradas

    Por: Helder Lourenço Na noite desta quinta-feira (18), durante uma animada Live no TikTok com a participação de 3-Fine, Elisandra Elly e outros influenciadores, o...

    Conheça Legoo, única plataforma nacional de venda de ingressos que transfere dinheiro dos promotores em 24 horas

    Criar um evento e ver o seu rendimento nunca foi tão fácil, e por esta razão, a “Legoo”, plataforma angolana lançada hoje (18) no...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto