Assinala-se hoje o Dia Internacional do Transtorno Bipolar

comentar
2
COMPARTILHE
A A A

Por: Sued de Oliveira

O dia 30 de Março de 2014 é a data oficial do lançamento do ano inaugural do Dia Mundial do Transtorno Bipolar, em homenagem ao pintor Vincent Van Gogh, que nasceu nesse dia e que foi diagnosticado como sendo, provavelmente, portador do transtorno bipolar.

Passados três anos desde a sua institucionalização, hoje a doença tem sido alvo de reflexão e despertado a atenção de todos. A visão do Dia Mundial do Transtorno Bipolar é chamar a consciência mundial para transtornos bipolares, eliminar o preconceito social e levar a informação à população mundial para educar e melhorar a sensibilidade para a doença.

Transtorno bipolar é uma doença mental que representa um desafio significativo para os portadores, profissionais de saúde, familiares e as nossas comunidades.

Enquanto a crescente aceitação do transtorno bipolar como uma condição médica, como diabetes e doenças do coração, vem sendo reconhecido por algumas partes do mundo, infelizmente o estigma associado à doença ainda é uma barreira aos cuidados e continua a impedir o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz. A fim de resolver essa disparidade na forma como o transtorno bipolar é visto em diferentes partes do mundo, a Asian Network of Bipolar Disorder (ANBD), a Fundação Internacional Bipolar (IBPF) e a Internacional Society for Bipolar Disordes Bipolar (ISBD) reuniram-se para trabalhar sobre o conceito de estabelecer o Dia do Transtorno Bipolar no mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA