Cazaquistão O país responsável pela Expo 2017

comentar
171
COMPARTILHE
A A A
With Pyramid beyond. From Baiterek Tower.

Um país fundamentalmente asiático, embora também inclua uma região relativamente pequena pertencente à Europa, limita-se a norte e oeste com a Rússia, a leste com a China, a sul com o Quirguistão, o Uzbequistão e Turcomenistão e a oeste com o mar Cáspio. O Cazaquistão foi um dos países que se tornou independente com a dissolução da União Soviética, tendo se declarado independente a 16 de Dezembro de 1991.

Povoado por 131 etnias, o idioma cazaque é a língua oficial, enquanto o russo tem um estatuto oficial igual para todos os níveis administrativos e institucionais. O islamismo é a religião de cerca de 70% da população e o cristianismo é praticado por 26% dos habitantes

Até pouco tempo, os cazaques levavam uma vida nómade. Viviam em tendas chamadas de yurtas que eram facilmente montadas e desmontadas conforme se locomoviam em busca de bons pastos para seus rebanhos.

No meio desse passado forte e repleto de tradições milenares surge uma capital moderna, Astana, que na língua cazaque quer dizer exactamente “capital”. O metalúrgico e actual presidente Nursultan Nazarbayev, que ocupa o cargo desde que o país se tornou independente, resolveu transferir a capital de Almaty, ao sul do país na fronteira com Quirguistão e China, para um ponto mais ao norte devido aos terramotos da região montanhosa que vez ou outra assombram a ex-capital e causam fortes estragos.

A cidade começou a ser construída em 1997 e em menos de 30 anos, o resultado é surpreendente. Prédios de arquitectura arrojada sobem aos céus com tremenda velocidade, gruas por toda parte, cheiro de asfalto no ar. Uma cidade em construção financiada pelo gás e pelo petróleo.

A 22 de Novembro de 2012, Astana foi escolhida pelo Bureau de Expositions Internacionais para sediar a Expo 2017, com o tema “Energia do Futuro”. Um tema focado em concentrar tanto na energia do futuro, quanto em inovações, soluções práticas e seu impacto global.

É a primeira vez que uma exposição internacional deste tipo é realizada em uma república da ex-União Soviética.

With Pyramid beyond.  From Baiterek Tower.
With Pyramid beyond. From Baiterek Tower.

cazaquistao

DEIXE UMA RESPOSTA