Centro cultural Brasil – Angola realiza actividade em alusão aos 196 anos...

Centro cultural Brasil – Angola realiza actividade em alusão aos 196 anos de Independência do Brasil

COMPARTILHE
A A A

Por: Stella Cortêz

Revisão: CAnga Tomás

Embora Luanda seja uma cidade recheada de várias actividades que vêm assinalar o mês do fundador da nação, Doutor António Agostinho Neto, no âmbito das comemorações que marcam os 196 anos de Independência do Brasil, a Embaixada do Brasil e o Centro Cultural Brasil – Angola têm preparada, para o público em geral, uma variedade de atractivos culturais, de 04 a 27 do mês de Setembro, no Centro Cultural Brasil – Angola, em Luanda.

Entre as actividades, todas elas com entradas gratuitas, haverá apresentações de teatro, exposições de arte, ciclos de cinema, lançamento de livro e discussão sobre a produção cinematográfica de filmes com temáticas entre África e Brasil, e todos esses atractivos contarão com a presença de artistas e estudiosos brasileiros.

Para terça-feira, dia 04, a organização tem preparada a peça teatral “Momentos Estéreis” do grupo Estrada de São Paulo, que conta a história de duas pessoas que tentam encontrar uma trajectória que os tire do estado de inércia, uma eterna espera por um percurso real que não existe e o medo do nada os aterroriza, pessoas que tentam recriar uma trajectória inacabada por um autor que, a todo custo, pretende encontrar a sua inspiração.

Na quarta-feira, dia 05, a artista plástica brasileira, Cida Lima, levará para os visitantes da Casa de Cultura Brasil – Angola a exposição “Ideogramas Poéticas da Memória”, um breve relato sensível da trajectória da artista em África, uma mostra que remete o seu primeiro trabalho em Moçambique, que começou com uma pesquisa estética de rostos femininos. Na exposição, estão também registos e resíduos do processo criativo, com a intenção de compartilhar o seu percurso em cada descoberta, cada cor e cada elemento espiritual. A artista busca conexões com suas referências estéticas num exercício de persistência da memória, que é a busca pela continuidade de si mesma.

Importa referir que, no momento certo, a organização vai anunciar um programa de ciclos de Cinema Brasileiro Especial, resultado de uma parceria feita com o Cinemax do Bellas Shopping.

comentários facebook