Cesaltina kulanda e editora chela apresentam dicionário de verbos conjugados em...

Cesaltina kulanda e editora chela apresentam dicionário de verbos conjugados em umbundu e português três tempos num só modo

COMPARTILHE
A A A

Professora Cesaltina Kulanda é uma defensora acérrima da valorização das Línguas Nacionais

«Dicionário de verbos em Umbundu e Português Três Tempos Num Só Modo» é o título da obra da autoria da professora Cesaltina Kulanda que, a 9 de Agosto, será lançado em Luanda, na União dos Escritores Angola (UEA). Com 209 páginas, a obra científica apresenta 200 dos mais importantes verbos da Língua Tradicional Umbundu traduzidos para português.

Nos últimos anos, o Umbundu é em Angola uma das línguas com maior expansão. É marcadamente uma língua típica da zona central e sul do país, abrangendo províncias como Benguela, Huambo, Bié, Huíla . Em alguns municípios de províncias como Huila e Kwanza- sul também pontificam grandes focos de falantes da Língua Umbundu.

Atenta a esta tendência expansionista, Cesaltina Kulanda apostou na compilação de um conjunto de verbos correntes do Umbundu traduzindo-os para português, como forma de contribuir para a compreensão desta importante Língua Nacional.

Dirigido particularmente aos académicos, linguístas e população angolana no geral, «Dicionário de Verbos Conjugados em Umbundo & Português Três Tempos Num Só Modo» é um instrumento de consulta editado pela Chela Editora.

Também mestranda em Ensino da Língua Portuguesa pelo ISCED-Huíla, a autora dedicou quatro compensados anos de recolha e pesquisa junto de fontes orais e textuais.

Sobre a autora

Natural do Lubango, Huíla, Antonieta Cesaltina Kulanda é licenciada em ensino de Português e Línguas Nacionais pela Universidade Jean Peaget de Angola. É fundadora da Associação Etumbuluko Lyelimi Lyumbundu (plataforma de interacção entre as várias Línguas de origem Bantu). Docente no Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo- IGS Namibe, é a quarta filha dos seis irmãos. Desde cedo abraçou a luta pela valorização das Línguas Nacionais.

comentários facebook