Cinema – A nossa escolha de 09 a15/12/2010

Cinema – A nossa escolha de 09 a15/12/2010

COMPARTILHE
A A A

cinema
Não há como não encarar um dos acontecimentos da semana: a chegada às salas do debute de Manoel de Oliveira no cinema. O magnífico preto e branco do documentário Douro, Faina Fluvia, com que o centenário realizador se estreou aos 23 anos, e a primeira longa-metragemAniki Bobó, com quase sete décadas, podem destoar do luxuoso 3D de As Crónicas de Nárnia ou da animação natalícia As Aventuras de Sammy. E não poderiam estar mais nas antípodas do assombro estético de Scott Pilgrim Contra o Mundo. O que torna ainda mais fascinante o justo contraponto de descobrir os caminhos iniciáticos do cinema português numa sala escura.

cinema1

Possivelmente, os garotos da idade das personagens de Aniki Bobó, estarão hoje mais interessados em seguir, de óculos 3D no nariz, as tropelias de fundo ecológico da tartaruga Sammy ou deixar-se espantar pela pequena legião de minotauros, mapas mágicos, dragões e efeitos especiais vistosos no renovado Nárnia: A Viagem do Caminheiro da Alvorada.

cinema2

Já os adolescentes (ou os adultos mais ousados) encontrarão o devido fascínio na timidez de culto de Michael Cera, disfarçado de músico atormentado com os desgostos amorosos pós-adolescentes. Um delírio visual e musical, temperado com uma interessante aproximação aos videojogos e manga japonesa, devidamente assinado pelo talentoso britânico Edgar Wright, e temperado pelos diálogos escritos propositadamente para Cera, o eterno adolescente canadiano de Juno, Superbad e Juventude em Revolta.

cinema3

Numa semana com estreias a pensar em toda a família, chega a vez de desfrutar duas histórias igualmente irrecusáveis: ou nos rendemos à dama Helen Mirren – sempre avassaladora – desta vez como a mulher de Leo Tolstoy, no estilo clássico de A Última Estação, ao lado de Christopher Plummer; ou então seguimos o ambiente indie de Encontros em Nova Iorque, com um elenco de luxo (Rebecca Hall, Catherine Keener, Amanda Peet, Oliver Platt) numa actualíssima história de como é viver hoje em Nova Iorque. Na dúvida, até a escolha à sorte é recompensada. Quem sabe, não irá alegremente para casa a trautear a imortal lenga-lenga juvenil: “aniki bobó, passarinho totó, eu sou polícia e tu és ladrão!”…

AS NOSSAS ESCOLHAS
. Encontros em Nova Iorque
. Scott Pilgrim Contra o Mundo
. A Última Estação

ESTREIAS DA SEMANA

A ÚLTIMA ESTAÇÃO (The Last Station) de Michael Hoffman, com Christopher Plummer, Helen Mirren

comentários facebook