Cinema – A nossa escolha de 13 a 19...

Cinema – A nossa escolha de 13 a 19 /01/2011

COMPARTILHE
A A A

“Aqueles que são pagos para nos defender, às vezes eles abusam do uso do poder; aqueles que são pagos para ser o meu protector, às vezes eu vejo como o próprio agressor” MC Playboy, inComplexo: Universo Paralelo


É assim, em jeito de poema ‘rap’, que absorvemos o realismo documental de Complexo: Universo Paralelo, o filme que agora chega às nossas salas, depois de obter o prémio no festival Artivist Film Festival, em LA, e da memorável exibição para a comunidade da favela a que tivemos oportunidade de assistir. Não deixa de ser curiosa a proximidade deste bravo documentário com as reportagens da recente tomada do Complexo do Alemão pela polícia militar brasileira, de alguma forma repetindo, ainda com maior intensidade, a operação que surpreendera o realizador Mário Patrocínio e o irmão, director de fotografia, Pedro Patrocínio, quando recolhiam material para fazer um videoclip sobre o rapper local MC Playboy. Complexo abre os olhos para a realidade da favela, tocando mais de perto a vida difícil da D. Célia, o dinamismo empreendedor do Seu Zé, que já não consegue abraçar o tronco da árvore plantada há décadas, mas também a ironia das rimas de MC Playboy e até os ‘sonhos’ por cumprir dos próprio traficantes entrevistados, que alegam ter comprado as armas aos próprios militares. No final, uma legenda informa que apenas dois deles estariam vivos – um desaparecido e outro preso. Patrocínio filma a direito e faz bem em não subscrever opiniões. Ficamos assim rendidos à beleza fotográfica das imagens, mas intimamente ligados ao peso de uma comunidade que sonha viver sem complexos. 

Sente-se um quotidiano igualmente vago, igualmente desesperado, no quadro suave e cómico pintado pelo realizador sueco Roy Andersson, mais conhecido pelo seu trabalho de publicitário. Em Tu, Que Vives, ao longo de vários quadros, narra-se o quotidiano de uma localidade sueca despida de cor, em que apenas os sonhos e a música Dixie emprestam alguma leveza. E o bar onde se bebe sempre um último copo. Mas por mais soturno que o filme nos pareça, será difícil não sair dele com um suave sorriso nos lábios.

Curioso o drama de acção Fora de Lei, sobre a luta da independência argelina em França, a seguir à 2ª Guerra Mundial, e vistoso o ambiente visual de Tron: O Legado, recuperando a deriva cibernética do original de 1982. Aqui com a particularidade de nos dar “dois” Jeff Bridges, no papel do designer de jogos de computador e o seu avatar sem idade. Confuso? O melhor mesmo é desfrutar da ‘viagem’ sem a preocupação de fazer perguntas. Essa será a melhor recompensa.

A nossa escolha:
. Complexo: Universo Paralelo
. Tu, Que Vives

ESTREIAS DA SEMANA

. CHANTRAPAS,
de Otar Iosseliani, com Dato Tarielashvili, Tamuna Karumidze


 

. COMPLEXO: UNIVERSO PARALELO, documentário de Mário Patrocínio


 

. FORA DA LEI, de Rachid Bouchareb, com Jamel Debbouze, Roschdy Zem


 

. TRON: O LEGADO, de Joseph Kosinski, com Garrett Hedlund, Jeff Bridges


. TU QUE VIVES, de Roy Andersson, com Jessika Lundberg, Elisabeth Helander


. XEQUE À RAINHA, de Caroline Bottaro, com Sandrine Bonnaire, Kevin Kline

comentários facebook