“O nosso cinema ainda está distante da realidade”, diz Mawete Paciência

“O nosso cinema ainda está distante da realidade”, diz Mawete Paciência

COMPARTILHE
A A A

Por: Hélio Cristóvão

Numa época em que muito se fala do crescimento, desenvolvimento e valorização do cinema angolano, o PLATINALINE convidou o conhecido realizador angolano, Mawete Paciência, a expor a sua visão relativamente ao actual estado da cinematografia angolana.

Tendo em conta a sua experiência no ramo, Mawete Paciência considera que o cinema angolano é feito sem ainda um destino, pois estamos distantes da realidade. “As pessoas têm vontade de fazer, mas não basta apenas a vontade, devemos começar a fazer bem”, disse.

Na falta do que se pretende alcançar no cinema nacional, além dos recursos, o realizador ressalta o conhecimento por parte de muitos jovens. “Não temos a cultura de passar conhecimento aos que não sabem fazer, e estes, entretanto, não têm a humildade de ir à busca dele.”

O mesmo destaca ainda alguns erros que se podem observar na maior parte dos filmes nacionais. “Se sentarmos para assistir os filmes que estão a ser feitos nesse momento, os erros são sempre os mesmos, desde histórias mal contadas, direcções artísticas mal-feitas e realização com grandes debilidades. Erros estes que influenciam no bloqueio do crescimento do cinema nacional,” apontou.

“É um pouco difícil pensarmos em crescer num universo cujo ego é superior”, salientador o realizador.

Muito perto de nós, o realizador buscou exemplos do cinema que se faz em Moçambique, que por sinal, está mais elevado que o nosso. “O cinema moçambicano está evoluído, mas infelizmente não fizemos um pouquinho de exercício em imitá-los, mas queremos logo imitar o cinema de países com tecnologias muito além da nossa, como Estados Unidos, China…”

Para finalizar, Mawete faz um apelo. “Precisamos trabalhar mais, mas acima de tudo ser humildes e procurarmos trabalhar incansavelmente no aumento do nosso conhecimento nesta arte, para que possamos contar bem uma história”.

comentários facebook