Conheça a Vida e Obra do empresário Riquinho

Conheça a Vida e Obra do empresário Riquinho

COMPARTILHE
A A A

Da conversa que tive com ele da para ver  que não é  aquilo que se diz.  ele com jeito grande  e rude  de ser ele também consegue ser um gentleman.

 

 

 

 

 

Luandense, o empreendedor  Henrique Miguel “Riquinho” nasceu em 27  de Janeiro  de 1964. Desde muito cedo, Riquinho  desenvolveu visão global de negócios, fruto, em grande parte, da própria experiência de vida.

Riquinho sempre teve apetência para liderança  aos   8 anos já era comandante da base de pioneiros da horta do Cazenga, e aos 10 anos seu espírito  vitorioso era evidente   conquistou todas categorias minis infantis, iniciados júnior em atletismo  dos 60,80,100,150,300,400 metros  de Angola .

Depois de passar a infância em Angola, Foi estudar em cuba e no estagio viajou para outros países navegando em locais como Cuba, panamá, golfo do México, Canada e estados unidos e América do sul onde estudava Electrotecnia Naval. Aos 18 anos forma-se em Electrotecnia naval e tornava-se então pioneiro e primeiro oficial da marinha marcante em Angola. E participa na primeira troca de quadros portugueses  por angolanos  na Angonave.

 

Em 1982 estagia por ano na cabotang onde ficou destaco em vários navios no Lobito com várias viagens Luanda, Lobito, Cabinda e Soyo e concluiu com excelência e entra para Angonave como oficial de Electrotecnia  no sector de Maquinas.

Em 1983 e 1984 faz varias viagens para Europa em mais de 10 países.  Em 1985 Assume a chefia da área Electrotecnia dos navios   após dois anos como efetivo e  é graduado.  Ainda no mesmo ano é preso  durante 6 meses  num dos navios  de Angola  é preso  com toda tripulação  na Europa(na grande Crise da Angonave) .

Mas apesar desse percurso brilhante como cidadão e herói nacional  Riquinho    volta para Angola onde percebe que seu talento está em entreter multidões. E começa por dar as primeiras festas  que iria culminar com surgimento de uma discoteca  em 1986 .  Com o agravamento da crise da Angonave  ele abandona definitivamente  os serviços.

E depois disso começa-se a desenhar uma carreira de êxitos do Empresário Patrão da maior companhia de eventos de África. E Horizonte 3000 começa por confirmar o talento de Riquinho  em 1987, na altura era a maior discoteca da historia no subúrbio . e começa ai os anos de ouro  de uma empresa que mudou a forma de angolanos se divertirem.  Riquinho também foi inovador em relação a as festas temáticas ele 1989 começa a dar as primeiras festas temáticas como “Festa do Short”, Festa do Monte Libano, Festa da Sanzala, Festa do Musseque, Festa Coloridas, festas do Azul e Branco, Preto e Branco, Da saudade, do Maculusso, do Cruzeiro, da Cidade Alta.   Mas não parou por ai mais uma vez inova na realizações de concursos de beleza  e realiza o miss horizonte  3000 e miss Luanda  e faz o primeiro desfile de moda  com Kayaya Junior na altura era  um dos melhores  modelo  internacionais de sucesso de Angola e Portugal.  Em 1989 e 1990 realiza a sua primeira festa de  passagem de ano   e que até hoje é considerada a melhor de todos tempos em Angola  na fortaleza de 3000 mil pessoas em uma única noite.  Seguiram-se mais alguns show no mesmo local e cine tropical e 1990  do dia primeiro de janeiro  nasce  a empresa  que veio mudar a forma e hábitos dos angolanos no que a eventos diz respeito.   E dois meses depois surge a sua primeira grande produção  trás depois vários anos fora do Pais   e grande nome altura Paulo Flores realizando na época o melhor show na época no cine tropical com grande patrocínio de  Lena  Vargas  sua amiga na altura e Melo Xavier  o Grande patrocinador de eventos na altura.  Dai em diante nunca mais parou foi só grande realizações  e os números impressionam  mais de 1000  músicos  atuaram sob o selo da Casablanca e mais de 2500 espetáculos em  25 anos de existência.

 

Ele trouxe todos nomes de que você pode imaginar do cenário da musica nacional e internacional  a lista é interminável: Eduardo Paim, Juca, Tabanka DJazz, Mise, Oliver Ngoma, Livity, Kaoma, Lutchiana, Raça Negra, Bonga, Roberto Carlos, Júlio Iglesias,  50 cent, Akon,  Gil, Pato, Rei Webba,  Juventude AS, Só para contrariar, Alexandre Pires,  Ivete Sangalo, Zezé Dicamargo e Luciano, KlB,  Belo, Leonardo, Djavan, Cesária Évora, sisquo, G Unit, família Jackson, Waldemar Bastos, Cesar Augusto, Giliard, Don Kikas, Ssp, Joe, Shaggy, Já Rule, Ashanti, Jimmy  Cliff , Youssou ´Ndour , Daniela  Merceury , DZRT, Mariza, Eve  é uma lista que nunca mais acaba  e todos eles grandes nomes.  Graças a esses feitos Riquinho recebe da entidade máxima o certificado de reconhecimento pelos seus serviços prestados a nação em prol da cultura Angolana e em particular ao Presidente da Republica José Eduardo Dos Santos.   O Empresário é pioneiro  e único que teve em seus  eventos  o Presidente da Republica em  mais  de 20 eventos .   Nem a nível internacional um empresário conseguiu tal façanha.

A partir daí, começou a criar novas empresas (casa car, casa lar, casa real, jornais e revistas), ficando famoso no mundo empresarial pela inclinação para assumir riscos. Desenvolveu em suas empresas um “processo de empreender” que ele chama Visão 360º, que é no fundo um esquema com oito áreas (ou engenharias) que todo gestor deve ter em mente ao tomar suas decisões. São: engenharia de pessoas, financeira, jurídica, política, logística, ambiental e social, de marketing, Junto com as áreas, ele enumera algumas qualidades aconselháveis: transparência e ética, pensar grande, perseverança, fluidez, liderança, paixão, sorte, capital de risco, stop loss, dividir resultados, conectividade, humildade e meritocracia. Sofreu alguns reveses nos negócios mas sua capacidade em superar e empreender sempre deu a volta por cima.

Foi  um dos maiores doadores de patrocínios a jornalistas,  pequenos empresários, eventos extra Casablanca  e ações de caridade.  No campo social não ficou por ai presenteou em 2007 a seleção nacional de basquetebol e toda delegação com uma viatura como premio de conquista do titulo continental foram  30 viaturas  um feito para história, técnico da seleção  de handebol que teve um derrame cerebral e ficou impossibilitado de continuar a trabalhar na seleção de Angola   também teve a mão generosa de Riquinho  com oferta de uma viatura .o casal de cegos   paraolímpicos também receberam uma viatura . já instituto nacional da criança foram agraciados com um autocarro   e mesmo veiculo para todos comitês municipais do partido da qual ele milita.

 

É de facto uma carteira de serviços e êxitos no campo profissional sem paralelo nesse universo  e acredita-se  poucas pessoas no mundo conseguem escrever um percurso brilhante  como o de Riquinho. O empresário explica o que motiva ajudar quem o solicita: Nunca passou fome a sua sensibilidade vem da sua humanidade apesar do jeito grosso que as vezes aparenta e mostra.   Desde muito cedo saiu de casa e ele teve que guiar a sua própria vida e essa experiência o fez ser uma pessoa sofredora e  crescer  com vida  sempre fez tudo muito precocemente desde ser pioneiro, estudar fora,  trabalhar cedo e ser sempre primeiro e melhor em tudo faz.

 

Mas por incrível que pareça é humilde.  E como recebeu patrocínios e apoios de outros para ser o mega empresário que é também o faz para de alguma maneira agradecer a quem o ajudou também.  E ainda continua mais com menor intensidade, pois tem ajuda de outros empresários amigos que partilha com eles os mesmo ideais.

Os músicos seus maiores fregueses já apoiou edição de discos já incluiu músicos em espetáculos com grandes nomes da musica. Fala-se mesmo que foi pai das carreiras de Paulo Flores, Yuri da cunha e Yanick estes dois últimos mesmo sem disco no mercado  realizou com eles mais de 100 espetáculos. Teve também  a mão na entrada definitiva de Waldemar Bastos   para Angola  na altura Waldemar Bastos era tido como uma pessoa não grata  e Riquinho com coragem trouxe a Angola  e levou ao palácio Presidencial para cantar e  emocionado ofereceu a sua coletânea de álbuns ao presidente da Republica  e historia repete-se em Bonga onde Riquinho foi mediador da reconciliação entre musico e Presidente da Republica e ainda cantou para partido que dizia-se que era adverso.

 

Casablanca

 

Com larga experiência na concepção e realização de eventos, a Casablanca é responsável pela produção de grandes eventos que se tornaram marcas conhecidas em todo  Angola  . Exemplos disso são o Réveillon Casablanca, os festivais da Paz,  galas anuais.   O grupo também é especializado na produção de shows .

E realizou vários grandes show em Portugal para celebrar a Paz.  Contratou 500 músicos internacionais, 1000 músicos nacionais, 1000 espetáculos internacionais , 1500 espetáculos nacionais é sem duvida é a maior empresa   de espetáculos de Angola e África e 3º melhor do mundo em Números.

Casa Real

 

O  Desporto  é essencial para uma melhor qualidade de vida assim como o conhecimento faz diferença no mundo em que vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano para as crianças e adolescentes o esporte proporciona momentos riscos em sua aprendizagem. Ao praticar um  desporto  expressamos sentimentos, crenças, valores enfim nosso modo de sentir e perceber o mundo.

Os  desportos  coletivos e/ou individuais auxiliam a formação de conceitos básicos de cidadania os aspectos afetivos, sociais, cognitivos, culturais e biológicos do esporte muito contribuem para questionamento de situações e problemas.

E sabendo da importância do desporto acima descrito que  Em 2005  Henrique Miguel Riquinho surge no mercado com objetivo de cobrir uma lacuna que existia  no mercado na gestão desportiva e estória da casa Real é será sempre ligada com classificação de Angola Ao Mundial foi na gestão Riquinho que conseguimos tal façanha  e depois da classificação  leva uma delegação de 350 pessoas  ao mundial da Alemanha a maior delegação cultural e desportiva a sair de angola para estrangeiro de todos tempo em Angola  suportada por uma empresa privada . em 2007 começa logo com grande eventos desportivos e có organiza  o Afrobasket  em Angola e agosto do mesmo ano organiza a taça de África de clubes campeões  de basquetebol  e 2008 produz o Can de Handebol em 2008.  Neste mesmo ano assume a realização de dos principais jogos de futebol, handebol, hóquei   e basquetebol  e outras modalidades dos maiores clube de Angola    e das seleções nacionais.

CASA CAR

 

No campo empresarial desenvolveu a casa car empresa de gestão de transportes onde colaborou bastante nos transportes desportivos de clubes e varias seleções  nacionais.  Supriu uma grande necessidade transportes adequados para as organizações desportivas.  Fez grandes promoções de dezembro vendendo viaturas a preço de compra para juventude num total apoio a este setor vital da sociedade. Tornou banal a compra de carros novos e levou esses mesmos carros para os campos a fim impulsionar o regressos aos estádios do publico fã de desporto.  Não sendo o lucro comercial só seu grande objetivo.

 

CASA LAR

 

Henrique Miguel entrou também no ramo das construções dois grandes projetos tiveram destaque nomeadamente: Projecto Chave na mão e não saia do seu Kimbo projetos habitacionais de grande impacto.    O primeiro permitia o cidadão comum   com objetivo de construir família  ter na casalar o seu parceiro onde ele cuidava da casa e do seu carro coisas essenciais para quem vai começar uma família. E segundo ajudava o cidadão a ter um lar com qualidade sem no entanto sair do seu musseque ou seu bairro de origem.

Projetos esses que acredita-se que provavelmente  serão  implementados no projeto de 1 milhão de casas do Governo

 

CASA FONE

 

Por enquanto é uma pequena loja estratégica que vende telefones, material de informática, CDs de musicas nacionais e internacionais, e grande base da Casablanca para venda de bilhetes para show e da casa real para ingressos para eventos desportivos. É lá onde  também toda correspondência do grupo casarão vai parar  pela sua boa localização geográfica. E riquinho é ambicioso ele pretende criar  terceira operadora móvel do pais. Que segundo ele merece essa ter a licença já pedida a ao governo  e espera pelos contributo que fez ao pais ter essa recompensa .

 

CASA LIMPA: Empresa de limpeza e de produtos de limpeza que no futuro contara com uma fabrica de produtos de limpeza, sabonetes, pasta de dentes, shampoo e etc.

CASA DA COMIDA : Serviços  de gestão de cozinhas e alimentação e Take Away

CASA SEGURA-  serviços de proteção e segurança que já funciona internamente com seus assistentes no jogos e espetáculos mas vai tornar ela em empresa fazendo um serviço profissional.

Condecorações &  Reconhecimento

 

Riquinho também é grande nos prémios que recebe  e as condecorações e reconhecimentos são inúmeras veja algumas delas.

  • 1997. Louvor de reconhecimento feito pelo PR (ver Anexo )
  • 2004- Premio de espetáculo do Ano Busta Rhymes no Moda Luanda 2004  dado pela step model´s de  Karina Barbosa.  (Cine Tropical )
  • 2004 Premio Unitel o Maior cliente do Ano (relógio de ouro  da marca  Chopard ,  da loja Isabel dos santos do Hotel Tropico) gastos de mais 100 mil usd em chamadas telefônicas.
  • 2005- Medalha  de Angola 30 anos
  • 2006- Leão de ouro  FILDA, Maior promotora de espetáculos.
  • 2006 e 2007  – menção honrosa premio radio Luanda empresário do Ano
  • 2007. Louvor de reconhecimento do Fundo Lwini (1ª dama da Republica) { ver anexo}
  • 20O7. Louvor de Agradecimento. JMPLA, MPLA LUANDA.
  • 2007- Premio de maior promotor de espetáculos de África – No festival Pan-africano de musica em Brazaville/Kinshasa.
  • 2008-  varias notas de agradecimento , do Instituto Nacional do Sida VARIAS NOTAS DE, Professora Rosa Roque, Instituto Nacional da Criança e  outros.
  • 2009. Diploma de Mérito e Medalha dos 50 anos do Partido.

 

Outros feitos notáveis de realce e notabilidade em prol do Angola e do Estado  do Grupo Casarão

 

  • ida ao festival mundial da juventude e estudantes em Caracas Venezuela com uma delegação de 200 pessoas com custos todos pagos pelo empresário.
  • Realizou megas espetáculos em Portugal e no Brasil no Copacabana Palace. Este ultimo pela primeira vez fez gerencia do hotel colocar a bandeira de Angola no Hall de entrada. Um hotel onde só a elite  frequenta e com  bastante prestigio mundial. Já em Portugal a frente dele só organização do rock in rio supera e trouxe mais artistas  de renome  internacional do que ele em simultâneo.

 

  • ida ao mundial  de futebol com uma delegação de 350 pessoas entre músicos, desportistas, atores, misses, modelos, manequins,  cineastas, expositores, gastrônomos, escritores  e artistas das mais diversas áreas.
  • produção da maior obra discográfica de todos os tempos cd força Angola, no âmbito do mundial de Futebol,  com participação dos 20 melhores músicos Angolanos .100 mil copias distribuídas e vendidas para todo mundo.  Segundo a Billboard foi álbum depois do oficial da Fifa que mais vendeu.
  • Co- produziu  o Afrobasket  em 2007 em em 5 províncias
  • Produziu o can de Handebol em 2008 em 5 províncias
  • Organizou a taça dos clubes campões em 2 províncias
  • Mais  de 20 presenças do chefe do estado Angolano  em eventos Organizados e co-organizados pelo Senhor Henrique Miguel. ou musicos que foram cantar no palácio Presidencial

 

Veja alguns eventos em  que o presidente da republica de angola esteve presente.

 

Cultura

  • Ø  Giliard (Palácio  Presidencial) jardim da cidade alta
  • Ø  Alexandre Pires (Palácio  Presidencial) jardim da cidade alta
  • Ø  Djavan (Karl Marx )
  • Ø  Roberto Carlos (Cine Tropical )
  • Ø  JULIO IGLESIAS ( Cine Tropical )
  • Ø  Cesária Évora  ( Cine Tropical )
  • Ø  EVE (Cine Karl Marx )
  • Ø  Banda Revelação e Jose Augusto (Cine Karl Marx )
  • Ø Té Macedo  (Cine Atlântico )
  • Ø  Waldemar Bastos , Ângelo Boss. Don Kikas (Palácio  Presidencial) jardim da cidade alta

 

  • Desporto
  • Ø  Jogo de Futebol  -ANGOLA X ZAMBIA  (setembro 2006)
  • Ø  Final da taça de Angola  (novembro 2006)
  • Ø  Afrobasket de (Agosto 2007  )Cerimonia de abertura e de enceramento
  • Ø  Jogo de Futebol ANGOLA X QUENIA (outubro  2007)
  • Ø  Final da taça de Angola (novembro 2007)
  • Ø  Can de Handebol (Janeiro 2008 )
  • Ø  Final da taça de Angola (Novembro  2008 )
  • Ø  Final da taça Angola  (Novembro 2009)
  • Ø  Jogos dos Astros Com Pelé & Eusébio  (Janeiro  2010)
  • Ø  Jogo de Futebol de campeonato nacional 2010  entre 1º  De Agosto  VS Petro de Luanda( fevereiro )
  • Como já referi ao longo do texto é recorde  digno de estar no livros recordes (guineense book)  e diga-se de passagem é um feito quase imbatível desse angolano.

 

Ele conta ainda para os próximos anos Receber o premio nacional e da cultura, Reconhecimento no desporto, elevação  das casas reais e Casablanca a caráter  filantrópico  para poder contar com apoio do orçamento geral do estado.

A personalidade desperta as mais variadas percepções entre executivos e especialistas e publico Angolano, tais como aventureiro, agressivo, brilhante, ousado, exibicionista,  trabalhador,  megalomaníaco e visionário. Para Riquinho, dentro de 10 anos a Casablanca   será a primeira potência em relação ao showbiz mundial, para a qual pretende trabalhar como “um soldado no propósito de construir uma Angola  de primeiro mundo”.

Nos platina sabemos melhor do que ninguém das más ações do empresário em causa, sabemos também dos defeitos de personalidade do mesmo.  Mais quanto esse item não temos competência para julgar ninguém. A ideia desse artigo é mostrar ao universo platina de 166 países que existem pessoas  com  feitos único e extraordinário e nenhum facto estaria aqui  se não fosse verdade. Da mesma maneira que já o criticamos negativamente também  temos modéstia de criticar positivamente; E como seremos os primeiros a criticar se ele voltar cometer falhas.  Mais exemplos desses da  nossa Angola poderão ler e ver publicada as historias aqui na platina portanto desfrute com exclusividade  uma historia de superação e  conquistas desse Empresário.

 

1997. Louvor de reconhecimento feito pelo PR

 

 

 

 

 

2005. Louvor de reconhecimento do Fundo Lwini (1ª dama da Republica)

comentários facebook