Conheça algumas curiosidades sobre a origem do carnaval

Conheça algumas curiosidades sobre a origem do carnaval

COMPARTILHE
A A A

Por: Stella Cortêz

Engana-se quem pensa que o Brasil é o “País do carnaval”! A tradicional celebração teve origem na antiguidade clássica, porém veio até nós no tempo colonial, por influência portuguesa.

No intuito de aprimorar os conhecimentos sobre a festa que caracteriza a cultura, enfatizando a alegria e festividade dos povos, o PLATINALINE preparou para si algumas curiosidades sobre o carnaval no mundo.

Em Veneza, carnaval teve início no século XVI, quando os nobres usavam máscaras para sair às ruas como desconhecidos. A festa que acontece até hoje tem a duração de 10 dias e conta com elegantes bailes de máscaras e desfiles.

Mardi Gras, termo que dá nome à festa folclórica de Nova Orleans, nos Estados Unidos da América, teve origem na França e significa “Terça Gorda”, ou seja, o último dia da fartura antes da quarta-feira de cinzas e da quaresma.

No Brasil existem inúmeras maneiras de celebrar o carnaval, entre as quais constam os desfiles das escolas de Samba, trio-eléctrico, porém tudo começou com o entrudo, festas de ruas onde as pessoas atiravam-se farinha, ovos, água suja entre outras coisas. Com o tempo, a folia foi se transformando e no final do século XIX surgiram os primeiros blocos carnavalescos, cordões e cortejos.

carnaval_zarpo

Em Angola, a festa de carnaval foi introduzida igualmente pelos portugueses, os primeiros esboços de folia de entrudo foram introduzidos paulatinamente no reino do Congo, logo a partir dos primeiros contactos com o povo colonial português.

Acredita-se que o carnaval na França nasceu em 1294. Inspirada na festa da cidade de Veneza, a cerimónia é comemorada na cidade de Nice, com carros alegóricos, bonecos e batalhas das flores.

Vale esclarecer que além dos países acima mencionados, existem outros que celebram a festa de carnaval de forma diferente, mas sempre com muita alegria, cores e folia.

comentários facebook