Conheça alguns pratos típicos de África

COMPARTILHE
A A A

Por: Nelma Inglês

Revisão: Canga Tomás

Do peixe às carnes, dos temperos fortes aos vegetais, a culinária africana é rica e muito diversificada. Neste dia dedicado ao povo e ao continente africano, o Platinaline mostra-lhe alguns pratos muito conhecidos e tradicionais de cada região de África. Confira abaixo!

África Central

Fufu

Este prato faz-se com vegetais cozidos, como mandioca, inhame ou banana, que são triturados até obter uma massa para serem consumidos em pequenas bolas, com molho ou sopa.

No leste de África, um dos pratos muito conhecido e consumido é o “Ugali com Repolho”.

Ugali, também conhecido como “Sima ou Posho”, é um produto de milho, presente em muitas refeições africanas, especialmente na África Oriental. Geralmente, faz-se com fuba de milho e água.

No Chifre de África encontramos o prato “Kitcha Fit-Fit”, um prato servido no café em Eritreia. Kitcha é uma combinação de um pão típico de Eritreia. É uma manteiga temperada, misturada com berbere, um tempero quente vermelho.

Comida da Etiópia

Este prato é feito com “Injera” (um tipo de panqueca parecida com pão) e pode ser acompanhado com vários tipos de guisado.

Xalwo

Uma comida típica Somali, Xalwo ou halva é uma prato popular, servido em ocasiões especiais, como casamentos. É feito com açúcar, amido de milho, cardamomo em pó, noz-moscada em pó e ghee. Para melhorar a estrutura e o sabor, adiciona-se, às vezes, amendoim.

África do Norte

Esta região de África é conhecida pela sua diversidade política, social, económica, cultural e gastronómica. Um dos pratos que se destaca na África do Norte é o “Couscous”, um prato tradicional de semolina (pequenos grãos de trigo duro) que é cozido a vapor, e é normalmente servido com um cozido de carne ou vegetais. O Couscous é muito consumido em países como Marrocos, Argélia, Tunísia, Mauritânia e Líbia.

África do Sul – Potjiekos

Potjiekos é um guisado tradicional africano, feito com carne e legumes cozidos na brasa em panelas de ferro.

Na África Oriental

Nesta parte do continente destaca-se o prato “Maafe”

Maafe ou amendoim cozido, de origem do povo Mandinga e Bambara do Mali. Algumas versões do prato aparecem na culinária de países da África Ocidental e África Central.

Outro prato muito consumido em África é o “Mopane Worn”, que em Angola é conhecido como Catato. São vermes comestíveis que podem ser acompanhados de kizaca, banana ou batata-doce e é muito popular no norte da Namíbia.

Um outro prato muito conhecido na região Austral de África é o calulu de peixe.

De origem angolana, o calulu é dos pratos mais consumidos e favoritos dos angolanos, feito com peixe seco e fresco, quiabo, tomate, berinjela, folha de louro, alho e óleo de palma, este molho é acompanhado com funge de fuba de bombó ou de milho branco ou amarelo.

Para finalizar, conheça alguns ingredientes típicos do povo africano:

Legumes: Batata-doce, quiabo, melancia, mandioca, jinguba, repolho e outros.

Carnes: frango, carne de porco, bife e variedades de peixes locais.

Plantas ou temperos: alho, pimenta malagueta, cravos da Índia, Pimenta preta, cardamomo, noz-moscada, curcuma, arroz mix, caril em pó, limão e outros.

comentários facebook