Conheça as causas do surgimento do ronco em crianças e adultos

Conheça as causas do surgimento do ronco em crianças e adultos

COMPARTILHE
A A A

Por: Iraneth da Cruz

O ronco é um ruído estridente produzido pela via nasal (nariz) e na garganta durante o sono. É muito comum e se torna ainda mais presente com o envelhecimento. Cerca de 57% dos homens e 40% das mulheres ressonam disse o especialista em Otorrinolaringologia.

O profissional foi convidado no programa “Grandes Manhãs” do canal público TPA 1. O Otorrinolaringologista Norivalter dos Santos explicou, que o ronco surgi por obstrução das vias aéreas respiratórias superiores, ou seja, o ar quando passa pelas vias aéreas respiratórias superiores, encontra um certo impedimentos, vibra as estruturas todas alojadas nesse lugar, passando o ar por este estreitamento causando vibração, assim acontecem os ruídos.

O doutor Norivalter disse ainda que o ronco tem diversas causas e pode acontecer com qualquer pessoa, desde recém nascido; crianças, adolescentes, jovens e também adultos que é comum.

O médico considerou que há casos de crianças que roncam por estarem em um processo de doença respiratória aguda como amidalite ou rinite alérgica não tratada. Importa alertar que os pais devem verificar se a respiração do filho,durante o sono, ocorre pelo nariz e com a boca fechada. Se essa respiração passar por outras vias que não o nariz, ela pode levar a deformidades anatómicas e funcionais. Deve-se fazer uma avaliação com o pediatra da sua criança para um tratamento com profissionais especializados em distúrbios do sono.

EM ANGOLA RESSONA NÃO LEVA AO MÉDICO

“Aqui em Angola ainda não temos o habito de procurar ajuda médica quando algum membro da família ressona, mas é de referir que temos que procurar ajuda medica” mostrou-se preocupado o especialista.

Quanto às diferenças do ronco, “depende, temos adultos e temos crianças que também rocam, então devemos saber que dos adultos é diferente das crianças”, clarificou NS.

Importa frisar que o ruído provocado pela obstrução da via respiratória, pode ocorrer por causa do aumento do tecido adenoideano, de infecções respiratórias ou da existência de alergias não tratadas.

comentários facebook