Conheça o poder da melancia uma fruta diurética e pobre em calorias

Conheça o poder da melancia uma fruta diurética e pobre em calorias

COMPARTILHE
A A A

Por: Stella Cortêz

A melancia é uma das poucas frutas que, hoje em dia, ainda é conotada com características de uma época ou estação do ano, típica dos meses de verão, saborosa e refrescante. Uma fruta que pertence à mesma família do melão, da abóbora e do pepino que apresentam diversas variedades que se distinguem pelo tamanho, cor da polpa, da casca e pela presença ou não de sementes.

Oriunda da África e países com climas quentes e regiões secas, a melancia é uma fruta hidratante, sendo que um total de 94 % da sua composição é constituída por água. Além de ser uma excelente fonte de hidratação, tem ainda a vantagem de ser pouco calórica e rica em vitaminas e minerais, interessante para quem procura perder peso ou manter um peso equilibrado.

As quantidades de proteínas e gorduras existentes na melancia são reduzidas que se considera praticamente nula. Rica em potássio e magnésio, a fruta, é um excelente diurético natural que ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo, o que pode ser uma ferramenta útil em situações clínicas como epilepsia ou hipertensão arterial.

Para além destes nutrientes, a melancia também possui vitamina C, vitamina A benéfica para a visão, pele e sistema reprodutivo” e boas qualidades de carotenoides, como licopeno e betacaroteno, antioxidante importantes que protegem o organismo e células dos efeitos provocadores pelos radicais livres.

Como escolher uma boa melancia

Na hora de comprar, a pessoa sempre pode perceber se a melancia está madura ou ainda verde. Pode até parecer uma coisa confusa, mas todavia, para saber qual melancia deve levar para casa, sem ter de pedir para provar, basta apenas bater com os nós dos dedos na casca e ouvir o som. Se o resultado for um som oco e abafado, significa que a melancia está madura, o que se traduz numa excelente compra.

comentários facebook