Curiosidade: Como foi criada a Internet?

Curiosidade: Como foi criada a Internet?

COMPARTILHE
A A A

Por: Sued de Oliveira
Revisão: Canga Tomás

Já parou para pensar na importância que a Internet tem nos dias de hoje e na falta que ela faria na sua vida? Desde um simples pagamento que agora pode ser feito em casa, até a uma conversa com um familiar que vive no exterior? Nos dias de hoje, é impossível pensar no mundo sem a Internet, pois estar conectado à rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância, mas será que você sabe como ela foi criada e desenvolvida? Caso não, acompanhe este artigo.

A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu num momento em que o mundo atravessava uma fase crítica, em plena Guerra Fria, e foi criada com propósitos estritamente militares, tendo como objectivo principal interligar as bases militares dos Estados Unidos e com isso garantir que as comunicações norte-americanas se mantivessem mesmo em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações.

A ARPANET (primeira versão da Internet) funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, responsável por uma transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes. O ataque soviético nunca veio, mas o que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos não sabia era que estava a dar início ao maior “fenómeno midiático” do século vinte.

Aos 29 de Outubro de 1969 ocorreu a transmissão do que pode ser considerado o primeiro e-mail da história. O texto desse primeiro e-mail seria “LOGIN”. Nas décadas de 1970 e 1980, uma época mais serena, sem ameaças de ataques iminentes, pesquisadores desenvolveram com o consentimento do governo Americano, estudos na área da defesa, que pudessem também entrar em ARPANET, e foi aí que a Internet ganhou funções amplas servindo como meio de comunicação académico, permitindo que estudantes e professores universitários, principalmente dos Estados Unidos, trocassem ideias, mensagens e fizessem descobertas através das linhas da rede mundial que ainda dava os seus primeiros passos.

Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral, quando o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, o famoso padrão www, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes.

Para ter ideia de quão disparada foi a proliferação da Internet, até 2003 cerca de mais de 600 milhões de pessoas estavam conectadas à rede e segundo a Internet World Estatistics, em Junho de 2007 este número aproximava-se de 1 bilhão e 234 milhões de usuários e hoje supera a marca de 4 bilhões. Os 5 países que lideram o ranking de usuários da Internet são: China – com 52.2% da população, Índia – 34.8% da população, Estados Unidos – com 88.2% da população, Brasil – com 61.1% da população e o Japão – com 79.1% da população. O nosso país ocupa a septuagésima oitava (78ª) posição do ranking e apenas 16.9% da população Angolana tem acesso à Internet.

comentários facebook