Délcio Gomes aborda questões sobre “Matriz africana do design gráfico” no e-book

Délcio Gomes aborda questões sobre “Matriz africana do design gráfico” no e-book

COMPARTILHE
A A A

Por: Stella Cortêz

Délcio Gomes é um jovem estudante do curso de Arquitectura e Urbanismo, da Universidade Metropolitana de Angola, que tem tudo preparado para nos dias 25, 29 e 30 de Maio, divulgar em formato digital, a primeira edição do seu e-book com o título “Matriz africana do design gráfico”.

O angolano que se define como amante da arte, da liberdade do pensamento e da criatividade, começou por dizer que o e-book trará uma abordagem crítica sobre conceitos e criação gráfica em África. O livro apresenta exemplos práticos de desconstrução criativa de idiomas étnicos como Adinkra, (Ashante/Ghana), Bogolan (Bámbara/ Mali) entre outros que resultam em matrizes, layouts e modelos que definem a essência e tendências.

“Este e-book é uma das principais obras literárias que fala especificamente de África e servirá de instrumento de trabalho para outros jovens. Boa parte dos materiais que reportam África neste aspecto são feitos por brasileiros e, normalmente, é sobre a Influência cultural africana no Brasil. Entretanto, nesta obra, de certa forma, concebi conteúdo com objectivo de emancipar a valorização artística dos símbolos, ícones e sistemas de escritas africano”, disse.

Délcio realça, ainda, que o objectivo de lançar livros consiste em fazer uma abordagem sobre o facto de designers africanos dependerem muito do Brasil. “Esta obra vem marcar a imposição artística africana e conceituada em expressão gráfica. Uma espécie de ‘Dicionário do Design Gráfico Africano”. Finalizou.

comentários facebook