O desenvolvimento socioeconómico acontece quando se consegue engajar no mesmo objectivo o...

O desenvolvimento socioeconómico acontece quando se consegue engajar no mesmo objectivo o sector público, as famílias e o sector privado

COMPARTILHE
A A A

Muito recentemente, a ITA – Internet Technologies Angola anunciou a entrega de duas salas de informática instaladas em institutos médios industrias, um em Luanda e outro na Província de Benguela, uma acção inserida no seu programa de responsabilidade social. Passados cerca de quatro meses desde a inauguração destas salas, voltamos ao Instituto Médio Industrial de Benguela e constatou-se que as 20 estações completas de computadores, que inclui uma CPU, Teclado e Mouse, bem como uma smart tv de mais de 40 polegadas, aparelhos de ar condicionado para a refrigeração e o link de internet com a capacidade de 10 Mbps estão intactos e operacionais, isso porque, segundo o estudante Aurélio Pedro, “existe o compromisso de todos cuidarem desta sala de informática porque beneficia a todos”.

Segundo o Aurélio, os seus pais, quando ficaram a saber que a escola tivera beneficiado de uma doação de uma sala de informática, aconselharam o menino a cuidar da sala porque “somos nós que mais nos beneficiamos deste projecto, conseguimos fazer pesquisas na internet, bem como, com estes novos computadores, já conseguimos ter trabalhos mais estruturados”. E quando se trata de aulas práticas, “este equipamento também oferece-nos uma grande vantagem, porque mais do falar ou ouvir, vemos e praticamos” disse.

Esta iniciativa, sublinha-se, resulta de uma parceria firmada entre os gabinetes provinciais da educação e do Ministério das Telecomunicações, nas províncias de Benguela e Luanda e a ITA – Internet Technologies Angola, uma das maiores empresas de tecnologia do país, juntaram-se numa parceria que visou a remodelação e apetrechamento da sala de informática do Instituto Médio Industrial de Benguela, uma das escolas que mais forma técnicos médios na cidade das acácias rubras, bem como outro instituto em Luanda.

“Enquanto uma das maiores empresas de tecnologia do país, no quadro desta parceria com o Ministério da Educação, pretendemos contribuir para o desenvolvimento do ensino, através da inclusão digital, disponibilizando equipamentos e ligação à internet com elevada qualidade e capacidade na expectativa de que este engajamento venha influenciar o desenvolvimento socioeconómico” disse Franciso Pinto Leite, Director-geral da ITA.

Pinto Leite concluiu dizendo que “é igualmente importante sublinhar que isso foi possível graças ao apoio dos clientes e parceiros da ITA, que na última edição do Golfe Solidário contribuíram para que estivéssemos hoje a oferecer estas condições aos estudantes”. .

Os fundos utilizados neste projecto, sublinha-se, foram arrecadados na última edição do Torneio de Golfe Solidário da ITA, um evento realizado em Setembro do ano passado que contou com a participação de mais de 250 pessoas, entre clientes, parceiros e representantes do sector das telecomunicações.

Este ano, recorda-se, ocorre a IX edicção do Golfe Solidário, a ter lugar nos Mangais, no dia 7 de Setembro.

comentários facebook