Documentário “Into the Okavango” apresentado oficialmente em Angola

Documentário “Into the Okavango” apresentado oficialmente em Angola

COMPARTILHE
A A A

Por: Helder Cordeiro Pedro

Perigo, aventura e muita emoção marcaram os 121 dias de expedição, cujo objectivo foi a descoberta da nascente do delta de Okavango, apresentado em documentário intitulado “Into the Okavango”, nesta terça-feira, 4 de Dezembro, no Cinemax do Belas Shopping, em Luanda.
Apesar dos riscos do desafio que durou quatro meses, o navegador que encabeçou a viagem, Steve Boyes disse que aceitaria fazê-lo novamente, mas lembrou-nos que nos momentos de crise, durante na expedição, somente pensava na sua famÍlia, pois tinha consciência que era um caminho possivelmente sem volta.

O filme que retrata as potencialidades naturais da bacia de Okavango, faz também um alerta para a conservação da biodiversidade e dinamização do eco-turismo na região. Entretanto, para a Ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, este documentário constitui uma grande valia para Angola, porque deste modo, atraímos mais turistas e contribuímos para o desenvolvimento do país, mas é necessária a intervenção do estado para a preservação do meio.

Segundo a bióloga Adjany Costa, as dificuldades foram inúmeras durante a expedição, mas um local sem acessibilidade remota onde o objectivo era descobrir tudo sobre a nascente do rio Cuito, valeu apena andar às cegas.

O projecto que teve financiamento da National Geographic, contou com um investimento de 10 milhões de dólares para várias expedições a serem realizadas durante seis anos desde 2015.
A Ministra da Cultura incentivou, finalmente, práticas de navegação e exploração por parte dos técnicos angolanos, afirmando ser uma mais valia termos igualmente cidadãos nacionais a participarem desse tipo de expedição no país.

comentários facebook