Dodó Miranda dá voz à 1.ª edição do “Celebrar África” no Palácio...

Dodó Miranda dá voz à 1.ª edição do “Celebrar África” no Palácio de Ferro

COMPARTILHE
A A A

Por: Iraneth da Cruz

Revisão: CAnga Tomás

O Palácio de Ferro, na baixa de Luanda, vai abrir as portas para a 1.ª edição do concerto “Celebrar África”, que vai acontecer amanhã (sábado) 23 de Junho, a partir das 19 horas.

Nesta 1.ª edição, o músico Dodó Miranda será o artista de cartaz desta celebração que também contará com as performances dos grupos Nguami Maka, Makuma Mambo, Kamba Dya Muenho e Percussão de Diamante. Este conceito do projecto visa homenagear, por via da arte, figuras africanas que directa ou indirecta contribuíram e continuam a contribuir na luta para a edificação de um continente uno e indivisível.

O principal objecto do “Celebrar África com os Ideais de Mandela” é abordar algumas variantes da auto-afirmação do homem africano, num contexto estético despido da leitura exótica ou de estereótipo tropical. Segundo o responsável da iniciativa, João Vigário, “o evento busca remeter-nos a um encontro intemporal e introjectivo, onde a nossa reflexão enalteça os mais diversos códigos da africanidade, que, ao dialogar com outras influências, permitem projectar as profundas realidades do continente berço”.

Questionado sobre a escolha de Mandela para a primeira edição, João Vigário respondeu que teve duas razões de ser: a primeira, porque as celebrações do aniversário do continente africano para o ano em curso tiveram Madiba como epicentro. Por outra, pela transversalidade e proeminência da personalidade de Mandela nos contextos africano e universal.

Este concerto é uma realização da On Art em parceria da Fundação Sindika Dokolo. Para mais informações sobre o evento, ligue para os números: 993 228 267 e 946 166 702.

comentários facebook