Dra. Adília Cordeiro dá dicas de alimentação em fase de quarentena

Dra. Adília Cordeiro dá dicas de alimentação em fase de quarentena

COMPARTILHE
A A A

Por: Hélio Cristóvão

Formada em Nutrição, Adília Cordeiro presta serviços de consultas e consultoria nutricional, além de apresentar um programa de TV voltado à sua área de formação, denominado “Saudavelmente”, no canal Zap Viva.

A nutricionista e apresentadora respondeu questões do PLATINALINE, ligadas à alimentação e deixou algumas dicas para manter-se saudável em fase de confinamento.

PLATINALINE – O que leva as pessoas a comerem mais nesta fase?

Dra. ADÍLIA – É normal neste período de estresse causado pelo isolamento, com mais ansiedade e com menos tarefas, que busquemos no alimento um conforto. Isso nos remete à protecção dos alimentos dados pelos nossos pais e avós quando adoecíamos na infância. É uma forma de resgatar essa sensação de protecção. Entretanto, devemos ser mais proactivos para minimizar essa vontade de comer tudo de uma só vez.

– Planeie as suas refeições, assim saberá que terá horários e isso não o vai deixar ansioso.

Se você notar que ainda está compulsivo, coma uma fruta antes de beliscar qualquer coisa. Coma primeiro as frutas, legumes e depois o que lhe der vontade, isso vai fazer com que o seu cérebro, com o tempo, entenda que você tem vontade de comer coisas saudáveis.

Mastigar bem os alimentos também o ajudará a manter mais saciado.

PLATINALINE – O que fazer para organizar melhor a alimentação em tempos de quarentena?

Dra. ADILIA  – Numa situação de isolamento, é importante garantir a disponibilidade de alimentos que permita assegurar as necessidades alimentares por um período mais longo de tempo, sendo a optimização do momento de ida aos supermercados essencial para evitar deslocações frequentes às compras. Em paralelo, é necessário ter um comportamento de compra que permita a boa gestão dos stocks por parte dos supermercados. A compra responsável, nas quantidades adequadas e sem exageros, será essencial neste período.

PLATINALINE – Como planear as compras neste período?

Dra. ADILIA – Antes de ir às compras é essencial fazer um adequado planeamento.

Para organizar a lista de compras, DEVE:

  • Verificar os alimentos que ainda tem disponíveis em casa.
  • Verificar a capacidade de armazenamento à temperatura de refrigeração.
  • Planear as diferentes refeições que pretende fazer, assegurando a utilização dos alimentos que ainda tem disponíveis em casa.
  • Considerar a importância de incluir maioritariamente alimentos que fazem parte de um padrão alimentar saudável, ou seja, alimentos dos diferentes grupos da Roda dos Alimentos, hortícolas, frutas, cereais, leite e derivados, fontes protéicas (carnes, peixe, ovos, etc).

PLATINALINE – Como ter uma alimentação mais saudável nesta altura e com poucos recursos financeiros?

Dra. ADILIA – Coma mais frutas e hortícolas.

image0Coma, pelo menos, sopa de legumes antes do almoço e de jantar, e uma à duas peças de fruta por dia .

Dentro do grupo das frutas e hortícolas, opte por aqueles com maior durabilidade e os produtos congelados também podem ser uma boa opção, uma vez que as suas propriedades nutricionais são mantidas.

Beba água ao longo do dia e evite bebidas com muito açúcar, como os refrigerantes.

Manter um bom estado de hidratação é essencial, vá bebendo água ao longo do dia. Beba por dia 1,5 a 1,9L de água (8 copos de água).

Aproveite para recuperar a presença do feijão, do grão de bico à mesa. Em tempos de muitos enlatados em casa, pode ser uma oportunidade para voltar a valorizar as leguminosas, que são fontes de fibra e vários nutrientes importantes.

Mantenha a rotina das refeições diárias, evitando petiscos com excesso de açúcar e sal ao longo do dia.

Neste período por casa, há oportunidades que se criam. Use o seu tempo livre para ensinar os mais novos a cozinhar de forma saudável.

Coma em maior quantidade os grupos com maior dimensão e em menor quantidade os grupos mais pequenos, e vá variando diariamente e ao longo do dia, consumindo alimentos diferentes dentro de cada grupo da roda.

PLATINALINE – O facto de “estarmos em casa a todo tempo” contribui para o ganho de peso?

Dra. ADILIA – Não necessariamente. Mas se não comer de forma saudável e não praticar nenhuma actividade física, pode sim ganhar peso.

Uma dica para praticar actividades físicas é usar as plataformas digitais (YouTube, aplicativos móveis, etc) procurando treinos que pode fazer em casa.

PLATINALINE –  O demasiado apetite que sentimos, pode ser psicológico?

Dra. ADILIA – É preciso antes de tudo manter a calma, estamos numa situação de muita tensão e isso pode ocasionar estresse, ansiedade e depressão, que são factores de risco para a obesidade. Então, praticar a calma, procurar estratégias de combate ao estresse e ansiedade, como a respiração profunda, por exemplo, ou ouvir uma música que gostamos, ou ler um bom livro, pode ser o passo certo para evitar esse problema.

Se seguirmos uma alimentação rica nutricionalmente, dificilmente teremos picos de fome. Para isso, é necessário seguir uma estratégia alimentar que o ajude a entender melhor o que deve comer e em que quantidades.

comentários facebook