O que a sua Estratégia de Marketing necessita: Relações Públicas e nada...

O que a sua Estratégia de Marketing necessita: Relações Públicas e nada mais

COMPARTILHE
A A A

 Virou  moda, muito bom. Gosto, ou melhor: A.D.O.R.O!

Adoro mais ainda se for uma tendência de moda muito bem explicada e praticada com ética, responsabilidade e mestria.

Uma definição curta e objectiva sobre o que é Relações Públicas: Utilização dos contactos e influência juntos dos medias de formas a gerar exposição, reconhecimento, reputação e, mais importante relevância às nossas histórias.

É uma das estratégias mais importantes dentro do Mix Marketing e, infelizmente, também é uma das menos compreendidas.

A chave do sucesso de uma campanha de RP eficaz, é entender o que é uma história e o que não é uma história. A falta de experiência e desconhecimento do mercado, pode se revelar em um exercício complexo. Três conselhos que, se os seguir, poderá ajudar:

  • Primeiro, lembre-se de que, se você observar potenciais histórias, do ponto de vista do consumidor, talvez seja mais fácil identificar quais mídias podem ter interesse em cobrir ou publicar (Definir bem o canal). Por exemplo, se você ou seu cliente adicionar um novo membro à sua equipa, provavelmente não é um dado que interesse a todos os meios de comunicação. Contudo,  se esse membro do conselho fosse um ”Super Herói”, pessoa com reputação e notoriedade, alguém que realiza muitas acções sociais junto dos mais desfavorecidos, a nossa história pode, claramente, começar por estes elementos que ele é conhecido. A integração no conselho de Direcção desta empresa, seria outro dado da História.

  • Em segundo lugar, lembre-se de que os repórteres são pessoas. Se você tiver um evento ou uma dica que abordará os problemas existentes no sector, eles provavelmente estarão interessados em saber como ele afecta o país e que interesse tem para a sua pauta.

  • Por fim, lembre-se de que as Relações Públicas são sobre a construção de relacionamentos. Se você convidar um jornalista, e ele optar por não cobrir sua história, lembre-se disso. Ou melhor, identifique a falha. Mas não desista de influenciar a pauta. RP, é uma excelente fonte de noticias para os jornalistas,  assegure-se que tenha na sua carteira de clientes marcas / produtos que despertem o interesse dos meios, aliás as noticias geradas facilitam bastante a imagem das marcas de uma forma que a publicidade não o faz.

Os consumidores geralmente confiam mais no que leem ou veem nos canais de mídia tradicionais do que em anúncios, porque são provenientes de terceiros.

A definição do seu público-Alvo, é condição sine qua non para alavancar o sucesso da sua acção de Relações Públicas. O seu propósito irá ajudar na estratégia.    

Em resumo, na sua estratégia de marketing, deverá seguir a seguinte ordem: Onde quero chegar (Expectativa vs Resultados Esperados) e Como fazer para alcançar estes resultados (Estratégia de chegar até aos meios). O segredo é apenas um: Uma história que venda. Seja um contador de histórias.

 

Carolina Barros | Consultora de Comunicação

comentários facebook