Estudantes angolanos no Brasil participam do Projeto SESC – Biblioteca inquieta “Somos...

Estudantes angolanos no Brasil participam do Projeto SESC – Biblioteca inquieta “Somos todos África”

COMPARTILHE
A A A

PROJETO SESC – Biblioteca inquieta “Somos todos África” decorreu de 24 a 28 de Junho no estado de Santa Catarina, cidade de Florianópolis, no SESC Prainha. O tema foi inspirado no poema com título “Somos todos África” da obra poética “A fonte da inspiração”, da autoria do escritor angolano Moisés Ricardo Mpova. O objetivo do evento foi enaltecer a cultura africana, e não só, refletir sobre a relevância e a expansão da arte como meio de expressão humana ligada às manifestações de ordem estética e comunicativa. Com participação da Associação dos Estudantes Angolanos em Florianópolis, apoio da bibliotecária Verônica Santos o evento foi bastante educativo.

A evolução de África ao longo dos anos foi o tema da palestra de abertura, ministrado pelo angolano estudante de doutorado em história no PPGH-CFH/UFSC Joaquim Paka Massanga. O angolano Vagnaide Tchiloia, estudante de engenharia de telecomunicações na FURB, abordou sobre os tecidos de África e em seguida apresentou a trajetória artística e profissional de Moisés Ricardo Mpova. O angolano Flávio Facha Gaspar, estudante do curso de Economia na UDESC, membro do NEAB – Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e membro do CALLIPOLIS – Grupo de Estudo de Políticas Públicas e Desenvolvimento, abordou sobre a obra poética ”A fonte da inspiração”.

O momento musical ficou sob responsabilidade do angolano Januário Monteiro, mestrando em contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Teve teatro com sombras, retratando a cultura africana com alunos da Habilidade de Estudos do SESC, intervenção poética com poemas de Conceição Evaristo, com alunos da Escola Municipal Dilma Lúcia dos Santos. Teve roda de conversa com a escritora, poetisa e atriz Solange Adão e apresentação do seu livro “Casa do meu avô”; roda de Conversa com o mediador e escritor Moisés Ricardo Mpova e apresentação do seu livro “A fonte da inspiração”.

IMG_4222

Intervenção artística com alunos da EJA/SESC baseado no livro “A fonte da inspiração” do escritor angolano Moisés Ricardo Mpova. Homenagem elaborada pelos alunos, utilizando as poemas do escritor como eixo central para apresentação. “Foi difícil escolher apenas quatro poemas, pois são poemas muito bons de se ler” destacou o professor Alisson Feuser.

Foi uma semana muito enriquecedora, tanto para o SESC quanto para a comunidade africana, o evento culminou com oficina de danças africanas, com Anilde Chagas e Aldair Chimuco. A comunidade africana agradece ao SESC por escolher um africano como mediador num evento de grande porte como esse.

comentários facebook