Euclides Chingui vence prova surpresa de BTT

Euclides Chingui vence prova surpresa de BTT

PERCURSO REVELADO NA HORA DE PARTIDA

COMPARTILHE
A A A

Euclides Chingui, dos Kambas da Bicicleta, sagrou-se ontem vencedor da prova surpresa de BTT na classe Maratona. A prova, organizada pela AllStars Angola, teve o seu percurso guardado até à última hora, tendo sido revelado aos atletas inscritos um dia antes.

Com início na Centralidade do Sequele, a Maratona teve um percurso de 60 Km, a Meia Maratona 44 Km e a Prova Feminina 33 Km.
Uma vez mais apenas um segundo separou Euclides Chingui de Rafael Moura, que concluíram os mais de 60 Km em 3h00min. Em terceiro lugar ficou Warner Xiquito, com 3h01min.
Na Meia Maratona, três segundos separaram os três lugares da frente: Kiambote João, João André e por fim Carlos Peralta.
A Prova Feminina foi ganha mais uma vez por Allison Whitehead Pledger (2h15min) com uns bons minutos de vantagem sobre Patricia Teixeira (2h25min) e Katie Crisp (2h30min).
Para Gonçalo Anacoreta, responsável pela organização, “o mês de Setembro não podia ter começado da melhor maneira. Embora não conhecessem o percurso, os atletas aderiram de forma surpreendente – recordo que tivemos 110 atletas na prova, o que num período em que muitos ainda se encontram de férias das suas actividades profissionais é de assinalar. O facto de desconhecerem o percurso, sendo uma novidade, acabou por ser motivador para todos e por evidenciar a qualidade da prestação de todos os atletas inscritos”.
O mesmo responsável recorda que a próxima prova se realiza “em Cabo Ledo, nos dias 15 e 16 de Setembro, etapa em que se aguarda com expectativa a participação e desempenho de atletas convidados de outros países”.

A tabela classificativa da prova de ontem, 1 de Setembro, ficou assim organizada:

Maratona (60km)
1. Euclides Chingui
2. Rafael Moura
3. Warner Xiquito

Meia Maratona (44km)
1. Kiambota João
2. João André
3. Carlos Peralta

Prova Feminina (33 Km)
1. Allison Whitehead Pledger
2. Patrícia Teixeira
3. Katie Crisp

O próximo evento da ALLSTARS está marcado para Cabo Ledo nos dias 15 e 16 de Setembro e o último evento do ano, dia 06 de Outubro, na Funda.

Sobre o BTT em Angola
Os primeiros passos de provas organizadas de BTT em Angola foram dados em 2014. Nesse ano, a ALLSTARS organizou duas provas: Barra do Kwanza e Funda e contou com 50 participantes.
Em 2015, o desafio foi elevar a fasquia e chegar aos 100 participantes numa só prova, meta essa que foi alcançada.
Em 2016, participaram mais de 160 participantes numa prova, sendo que mais de 250 atletas de pelo menos, 20 nacionalidades participaram nas diferentes provas do 3º BTT ALLSTARS XXL 2016.
Em 2017, e apesar da crise vivida em Angola, o número de participantes não diminui, tendo os organizadores atingido um novo máximo, com mais de 170 participantes inscritos numa só prova.
Em 2018, a organização deu continuidade a este movimento, tendo aumentado o número de ciclistas e amantes da modalidade e organizado uma prova de dois dias seguidos fora de Luanda. Os eventos realizados na edição de 2018 foram os seguintes: Prova de resistência urbana nocturna, em Abril; 5º Circuito Angolano de XCM, entre Maio e Outubro; e Campeonato de XCO e de XCM, em Setembro.

file-2 file1-2 file2-2 file3-2 file4-2 file5-2 file6-2

comentários facebook