Exposição de artes plásticas “RECICLARTE” – 27 DE FEVEREIRO – 18:30

Exposição de artes plásticas “RECICLARTE” – 27 DE FEVEREIRO – 18:30

COMPARTILHE
A A A

O Centro Cultural do Brasil em Angola apresenta de 28 de fevereiro a 27 de março a exposição individual “ReciclARTE” do artista plástico Paulo Amaral. A mostra apresenta uma selecção atual de trabalhos voltados para a temática da reciclagem de materiais utilizados nas artes plásticas. Entre pinturas, instalações e material sonoro, o artista pretende sensibilizar o público para a precariedade atual da sobrevivência do ambiente e apresentar alternativas válidas para a arte.
Paulo Amaral mostra na Galeria de exposições do CCBA um conjunto de trabalhos elaborados com materiais do cotidiano, como chinelos, garrafas, etc que interagem com materiais clássicos de artes plásticas e dão novo significado a cada peça. Haverá também actividades paralelas associadas à temática da reciclagem, como workshops de arte com crianças e representação teatral e gráfica como forma de transmitir a sua mensagem.

Sobre o artista:

Paulo Amaral nasceu em Lisboa, a 15 de Outubro de 1969, por um acaso da história…
Autodidata, angolano que desde há muito tempo respira e sente as cores e os traços da terra, terra que o viu crescer.

Frequentou o Instituto Médio de Educação de Luanda (Makarenko), trabalhou como desenhador de projetos de arquitectura, foi militar, e teve uma passagem pela música numa banda de jazz. Manteve sempre uma ligação forte com os traços e, em 1988, descobriu o sentido das cores e começou sua carreira como pintor, fazendo sua primeira exposição, “Cores e Tons”, em março de 2001. Desde então já participou em 27 exposições, individuais e coletivas. As mais recentes são:

• 2019 -Outubro -Novembro Restauração da Igreja de Jesus “ Altar, 12 Imagens (Santos) e Oito Nichos Laterais”
• 2019 – Exposição individual “No Vão das Escadas”
• 2018 – Exposição coletiva “Kaluandando.com” – 2ª edição
• 2017 – Exposição individual “Entre Ondas”
• 2017 – Exposição coletiva “Kaluandando.com” – 1ª edição
• 2016 – Exposição coletiva “Projecto Olongombe”
• 2016 – Exposição individual “De Corpo e Alma”
• 2016 – Exposição coletiva “Artes Factos Partilhados”
• 2015 – Exposição individual “Ao Sabor das Ondas”
• 2014 – Exposição individual “Raízes”

Para trás, ficam não menos importantes amostras dum percurso imparável, cheio de diferentes atitudes e temáticas em que as colagens e a necessidade de reciclar se vão sobrepondo, tornando-se cada vez mais frequentes…

«Hoje a reciclagem é a base da minha inspiração e tento por aqui alertar e consciencializar o mundo e em especial as gerações mais novas, para um uso mais racional dos desperdícios, dando-lhes uma nova vida.»

“Tento frasear com cores e traços o que por palavras não expresso tão bem, buscando a expressividade ao máximo, tacteando o mundo que me rodeia.”

Paulo Amaral

A inauguração da exposição é no dia 28 de fevereiro às 18:30, na Galeria de Exposições do Centro Cultural do Brasil em Angola, nos Coqueiros, e está patente até o dia 27 de março. O horário de visitas é de terça a sábado das 10:00 às 20:00 e aos domingos das 11:00 às 18:00. As marcações de grupos (mais de 10 pessoas) devem ser feitas através do telefone: 948 102 049.

comentários facebook