Façamos cada um a sua parte…pois pequenas atitudes fazem toda diferença!

Façamos cada um a sua parte…pois pequenas atitudes fazem toda diferença!

Façamos cada um a sua parte...pois pequenas atitudes fazem toda diferença! seja um cidadão exemplar e responsável

COMPARTILHE
A A A

Artigo de Opinião

Hoje mais do que nunca temos ouvido muito a frase “Responsabilidade Social”. Num primeiro contacto, parece ser algo apenas ligado ao dever das grandes instituições privadas para com a sociedade. Até é verdade, mas envolve muito mais do que isso. A Responsabilidade Social tem uma aplicação bem mais ampla pois, chama – nos atenção para contribuição de todos nós, sem excepção, na construção de uma sociedade melhor, não somente a curto mas também a longo prazo.

Ser um cidadão responsável socialmente significa importar – se com o bem estar do outro, cuidar do habitat geral com a mesma dedicação como cuidamos do nosso, não esperar que alguém nos chame atenção para tomarmos atitudes responsáveis e acima de tudo, agirmos com responsabilidade perante o outro e com o outro.

Todos nós cidadãos Angolanos, em especial da nossa bela urbe Luanda, somos responsáveis pelo tipo de sociedade que temos! Logo, devemos dar nosso contributo para a construção de uma sociedade, cada vez melhor de forma individual e colectiva. Nossa intervenção como responsáveis na nossa comunidade até mesmo reforça o exercício da democracia. Por exemplo, temos no momento em curso a “Operação Resgate”, que “visa recuperar os melhores valores da angolanidade, de educação, ordem, civismo, respeito pelo bem público”, bem como tornar a nossa sociedade melhor organizada, segura e limpa.

Embora sendo organizada e dirigida pelo Estado, mas como cidadãos, devemos dar nossa contribuição para o sucesso da mesma, de forma prática e imediata, com acções como a sensibilização na nossa própria comunidade contra aquelas práticas que lesem o sucesso desta operação, deixando de comprar artigos nas ruas e sim nos deslocarmos aos mercados (pq se todos voltarmos a ir aos mercados como antigamente ninguém vai querer vender na rua), evitando a partilha nas redes sociais de posts que denigrem ou desviem atenção dos reais objetivos da operação em causa, e outras. Outro exemplo prático é a questão do lixo. Todos reclamamos que a nossa Província está muito suja. Mas quantos de nós participamos em campanhas de limpeza promovidas na nossa comunidade? Quantos de nós respeitamos os horários legalmente estabelecidos para a colocação do lixo nos locais indicados? Quantos de nós em casa, acondicionamos os resíduos sólidos de forma correcta, em sacos e separadamente como até aprendemos na primária e vemos todos dias na TV? Posso dizer que: “eu pago a taxa do lixo já não tenho de limpar ou fazer mais…”!!!
Se paga muito bem, mas poderá fazer muito mais para manter a nossa cidade muito melhor e influenciar outros a seguir o seu exemplo. Sejamos nós a mudança que queremos ver na nossa sociedade, sem esperar sentado a “sociedade perfeita”, mas antes contribuindo diariamente para que ela seja cada vez melhor.

Muitas vezes é para nós mais fácil compararmos as grandes cidades com as nossas com exemplos pouco bons, ao invés de adotar também os mesmos comportamentos dos cidadãos destas “grandes cidades”, que respeitam o bem público e os seus semelhantes.
Toda e qualquer Cidade só é próspera e agradável, quando os seus habitantes têm por ela um amor tão grande capaz de os mover a tudo fazerem para que ela melhore todos os dias. Pequenas atitudes como: Poupar energia elétrica e água potável, participar em campanhas de limpeza, pagar as taxas de condomínio, água, energia, lixo, apoiar a economia local fazendo compras nos locais autorizados, ajudando outros sempre que for necessário e que tenhamos disponibilidade, colocar o lixo nos locais autorizados e horários estabelecidos, reciclar, importar – se com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável local, substituir as críticas por ideias exequíveis e de implementação local,
são pequenas práticas e mudanças na nossa atitude que se por todos nós adotadas vamos certamente ter a comunidade ideal, a Província como desejamos e um País melhor.

Seja um cidadão exemplar!
Seja um cidadão responsável!
Domingo abençoado para todos.

Por: Milca Caquesse

comentários facebook