Festival “AngoPor” junta artistas nacionais que partilham sentimento de paz e reconciliação...

Festival “AngoPor” junta artistas nacionais que partilham sentimento de paz e reconciliação nas suas composições

COMPARTILHE
A A A

Por: Stella Cortêz

Há poucas semanas para a concretização do festival que contará com a participação de nove artistas provenientes de Angola e Cabo Verde, Anabela Neves, porta-voz da Asdrubal Promotion, entidade que rege pelo festival, falou sobre a concepção do mesmo.

“O festival foi idealizado com base na comemoração da paz, na união dos povos. Abril é o mês da paz em Angola, assim sendo, a Asdrubal Promotion quer, através deste festival, estender a comemoração do dia da paz à sociedade portuguesa”, disse.

Em relação à programação das duas noites de concertos, a porta-voz disse que a primeira noite do festival está marcada para o dia 4, data em que foi efectuada a assinatura do acordo de Paz, isto em 2002, em Angola.

“Reunimos um leque de artistas de referência nacional que transmitem através das suas músicas este sentimento de paz e reconciliação. Estes espectáculos terão uma realização alargada entre às 23 e às 7 horas, com a ideia subjacente de reunir todas as faixas etárias. A escolha de duas localidades, nesta primeira edição, deve-se ao desejo que nós temos de aproximar o público e de nos darmos a conhecer, levando este festival ao maior número de pessoas possível”, frisou.

A representante esclarece ainda que, para os próximos anos, o festival será fixado numa só localidade, com projectos inovadores, artistas de vários países e a junção de diversos estilos musicais, promovendo as relações interculturais.

Sobre a escolha da terra de Camões para albergar a primeira edição do AngoPor, Anabela respondeu: “Portugal é um país umbilicalmente ligado a África, receptivo e acolhedor, com uma cultura festivaleira em franca expansão”, resumiu.

Importa relembrar que dos dois eventos, vão partilhar a mesma lista nomes como Maya Cool, Grace Évora, Don Kikas, Kristo, Konde, Isidora Campos e os DJs Pzee Boy, Kapiro e João Reis.

comentários facebook