filme-documentário Angolano: My Heart of Darkness será exibido no festival de cinema

filme-documentário Angolano: My Heart of Darkness será exibido no festival de cinema

COMPARTILHE
A A A

 

Estocolmo – O filme-documentário My Heart of Darkness (Meu Coração das Trevas), será exibido em Luanda em Junho próximo, numa sessão especial, assim como será apresentado no festival do cinema angolano em Novembro de 2011.

 

Segundo o co-produtor do filme, o angolano Tony Nguxi, My Heart of Darkness visa inspirar a sociedade angolana para participação de todos a reconstrução psico-mental dos filhos dos veteranos de guerra e dos ex-militares.

 

De acordo com uma nota da Embaixada de Angola em Estocolmo, estão em preparação todos os contactos oficiais atinentes à concretização deste acto que congregará em Angola cineastas, críticos de cinema, realizadores, jornalistas, políticos e outras individualidades.

 

No âmbito da sua participação na estreia do filme-documentário nas salas de cinema sueco, a 8 de Abril de 2011, Tony Nguxi  considerou positiva a sua quarta visita à Suécia, onde manteve  contactos de trabalho para o projecto filantrópico Afwafrica e divulgação do filme noutros países.

 

Instado a comentar a sua percepção sobre os debates em torno do filme, afirmou que deu para medir as reacções. “ Muitas pessoas ainda se revêem neste filme que retrata a guerra, mas que trás como mensagem principal o  perdão, a paz e reconciliação ” (….)., afirmou.

 

“As guerras e as suas consequências nefastas ainda continuam na memória das pessoas”.  É preciso optar por outras vias. As pessoas buscam a reconciliação e a cura espiritual dos traumas causados por qualquer guerra e em qualquer parte do mundo” – sublinhou.

 

My Heart of Darkness é uma co-produção de Tony Nguxi, do sul-africano Marius van Niekerk e o cineasta sueco Staffan Julén, com participação de  Patric Johannes,  Mário  Mahonga  e  Amaru.

 

Tony Nguxi  levou para Angola e Namíbia o principal protagonistas do filme, o ex-paraquedista sul-africano envolvido nas guerras em Angola, Marius Van Nietkerk,  numa missão de promoção de paz e de reconciliação, cujo objectivo principal era o de pedir perdão ao povo angolano.

 

Este  projecto cinematográfico, segundo  Tony Nguxi tem o apoio do Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Instituto Nacional da Criança, Conselho Nacional da Criança, sobas, militares, Instituto de Cinemas Sueco e produtores alemães.

 

My Heart of Darkness foi exibido no Festival do Filme-Documentário, em Estocolmo, na primeira quinzena de Março de 2011. Foi também tema de debate público, promovido pela  Associação Angolana Kwanza e às suas congéneres da África do Sul e Namíbia, no dia 9 deste mês, em Estocolmo, na presença de cineastas, produtores de TV,  pesquisadores, diplomatas,  políticos, juristas entre outras entidades.

comentários facebook