Fineza Teta expõe “Colecção Gerações” no HCTA

Fineza Teta expõe “Colecção Gerações” no HCTA

COMPARTILHE
A A A

Por: Stella Cortêz

Fotos: Gerson Cambundo

Revisão: CAnga Tomás

Detentora de diversos prémios no âmbito nacional e internacional, a artista plástica Fineza Teta inaugurou a exposição individual denominada “Colecção Gerações”, na noite de ontem, no Hotel de Convenções de Talatona (HCTA).

A valorização e a aposta na arte contemporânea angolana, de forma generalizada na manifestação africana, são as características fundamentais da Seven Arts. “Nesta exposição, trago gerações e fragmentos meus que espelham, sobretudo, o modo de estar dos angolanos, as especificidades em termos de indumentárias, trajes e formas de estar da mulher do norte e do sul. As formas, as nossas vivências, mostrar que as nossas gerações deixam marcas para as futuras gerações, para que estas possam beber daquilo que somos. Estamos numa luta de resgate de valores culturais, e é necessário que possamos deixar matrizes daquilo que somos, para que possamos mostrar a nossa identidade como angolanos, mostrar a nossa forma de estar, de se apresentar e que também temos matrizes culturais,” disse Fisty.

A artistas plástica destacou que, para criar os quadros, usou a intrusão dentro da cultura angolana, bem como algumas pesquisas em livros, pesquisas sobre símbolos e códigos sobnominais que estão sobre as telas e que mostram a raiz, e, por fim, mas não menos importante, Fineza usou tinta, pincel e lápis.

A exposição, que estará patente até ao dia 31 de Outubro, foi prestigiada com a presença da Ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, Guilherme Mampuya, Januário Jano, entre outras figuras conhecidas.hctaadda-2 hctaadda-3 hctaadda-4 hctaadda-5 hctaadda-6 hctaadda-7 hctaadda-8 hctaadda-9 hctaadda-10 hctaadda-11 hctaadda-12 hctaadda-13 hctaadda-14 hctaadda-15 hctaadda-16 hctaadda-17 hctaadda-18 hctaadda-19 hctaadda-20 hctaadda-21 hctaadda

 

comentários facebook