Fundação Arte e Cultura dinamiza-se com lançamento de revista-livro

Fundação Arte e Cultura dinamiza-se com lançamento de revista-livro

COMPARTILHE
A A A

Fundação Arte e Cultura dinamiza-se com lançamento de revista-livro dedicada a Amílcar Cabral, na presença do editor, o escritor brasileiro Roberto Leal.

Trata-se do último número da revista semestral ÒMNIRA, a Revista Brasileira de Literatura, de abrangência internacional em língua Portuguesa.

O escritor brasileiro Roberto Leal encontra-se em Angola para participar numa série de eventos literários, de que se destaca o lançamento no nosso país do número 13 da Revista Brasileira de Literatura ÒMNIRA, uma revista-livro que conta com participação de escritores cabo-verdianos e que presta homenagem a Amílcar Cabral. O lançamento terá lugar na próxima Sexta-feira, dia 4 de Agosto, na sede da Fundação Arte e Cultura sita na Mutamba, Largo Serpa Pinto.

Na ocasião, o escritor autografará a coletânea poética “Com Amor & Luta”, obra que conta com a participação de 13 poetas, 3 dos quais angolanos: Faustino Nguange, Garcia Pedro Teleka e  Jovita Kifinamene. Para além de Roberto Leal, os poetas brasileiros representados no livro são Celina Moniz, Elisenilda de Almeida, Fátima Trinchão, Jari Zamar, Jovina Souza, Matheus Cardoso, Milena Moreira, Neuza Carneiro e Valdeck Lotado.

O escritor

Natural de Salvador da Bahia, no Brasil, Roberto Leal nasceu a 29 de Abril de 1962. Jornalista, escritor, repórter fotográfico, editor, activista cultural e palestrante, Roberto Leal é o autor de, entre muitas outras obras, “Cárcere de Poemas” (2000), “C’alô & Outros Poemas” (2012) e “C’alô & Crónicas Feridas” (2015), todos publicados pela Editora Òmnira. Editor da revista brasileira de literatura com o mesmo nome, Roberto Leal é também colaborador em revistas e jornais periódicos, no Brasil e no estrangeiro, e organizador de colectâneas e antologias em poesia e conto, no Brasil, em Angola e em Moçambique. Tem mais de 600 trabalhos editados ou publicados entre poesias, contos, crónicas e artigos.

Estreou-se como contista em 2003 na colectânea “Bahia de Todos em Contos” e publicou  na colectânea poética “Salvador – 460 Anos de Poesia”.  É presidente-fundador da União Baiana de Escritores (UBESC) e membro da International Writers and Artist Association (IWA) (EUA). Venceu, entre outros prémios, o XII Concurso Nacional PoeArt de Literatura 2013, com a poesia revolucionária “Sede de Justiça” e recebeu, em Novembro de 2014, o título de “Embaixador da Literatura Brasileira” em Angola, pelo Movimento Viv’Arte do Uíge. É membro-fundador do Movimento Literário Kutanga/Angola. Como editor coordena anualmente o Prémio Internacional de Literatura Professor Germano Machado, realizado pela UBESC e a Editora Òmnira. É curador do ENEB – Encontro de Escritores Baianos. Tem trabalhos publicados em livros em Angola, Moçambique, Portugal, Estados Unidos e França.

Sobre a Fundação Arte e Cultura

Criada em 2006, a Fundação Arte e Cultura representa o contributo de responsabilidade social do Grupo Mitrelli em Angola e tem como um dos seus objectivos contribuir para a construção de um futuro melhor para crianças e jovens em situação de risco, através da educação para as artes, reduzindo a exclusão e incentivando a promoção da cultura angolana, seguindo os valores da ética, transparência, humanismo, respeito pela diversidade e inclusão social

A Fundação Arte e Cultura conta com o apoio dos seus parceiros estratégicos, o Grupo Siccal (Andrades), a OnTime, Agência de Comunicação e o Luanda Medical Center.

comentários facebook