Prémios Angola 35 Graus premeia personalidades de destaque do ano

Prémios Angola 35 Graus premeia personalidades de destaque do ano

COMPARTILHE
A A A

Por: Stella Cortêz

Fotos: Edueni António

A 10ª edição dos prémios Angola 35 Graus, certame que decorreu na noite de ontem, terça-feira, 22 de Maio, no Anfiteatro do Edifício Kilamba, em Luanda, distinguiu personalidades que actuam em diversas áreas, desde a Música, Política e Sociedade, Desperto, Comunicação Social, Cultura e Artes, Tecnologia, Educação, Promoção Internacional, entre outras.

 Abaixo, segue a lista com as categorias e os vencedores da 10ª edição dos prémios Angola 35 Graus.

Destaque Académico– André Mumbonde Sinela, docente universitário na província do Huambo, também é docente do Instituto Superior de Tecnologia Agro-Alimentar de Malange, além de investigador, conferencista e poliglota;

Política e Sociedade – Nicolau Boma – Vice-presidente da Associação Jovens Unidos e Solidários de Angola;

Comunicação Social – Laurinda Calças – principal apresentadora do serviço de informação da TV Zimbo;

Desporto – Esperança Caxito – campeã do Campeonato de Xadrez, na categoria de juniores, realizado na Tunísia.;

Cultura e Artes – Coque Mukuta – Professor, Jornalista e um dos fundadores de uma biblioteca comunitária, localizada no Zango;

Ciências e Tecnologias – Kisilone Manuel e Pedro Miguel – estudantes do Instituto Médio de Telecomunicações “ITEL”;

Entretenimento – Apresentadora de televisão Lukénia Gomes;

Economia e Negócios – Michel de Carvalho – Fundadora do Jardim de Infância “Nicole’s Place”;

Música – Edmázia Mayembe.

O prémio Promoção Internacional tem como objectivo galardoar três figuras que têm contribuído para a divulgação e promoção do país além-fronteiras e os vencedores são Sílvio Nascimento, Adjany Costa e Bastos Kissanga.

Numa gala em que são premiados jovens, a organização não podia deixar de olhar para os mais velhos, homens e mulheres que pelo seu contributo são exemplos a seguir. Sendo assim, o Prémio Carreira foi entregue a Fernando José de França Dias Van-Dúnem, uma figura que através do seu trabalho, marcou a sociedade angolana e contribuiu para a promoção uma imagem positiva de Angola pelo mundo.

Para além das distinções, houve ainda o momento para homenagear aquela que muito tem ensinado que nada sabe tão bem como fazer o bem, a poetisa, escritora e socióloga Kanguinbo Ananás.

O público presente no local foi brindado com um recital de poesia, declamado pelo escritor e poeta Márcio Batalha, e a animação musical esteve sob a responsabilidade de Ndaka Yo Wini e Gabriel Makanda, do Espaço Aplausos e o Grupo Elenco da Paz.

comentários facebook