- Publicidade -

Visit arnan.me
More

    Galeria Banco Económico recebe exposição WAKPON

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A Alliance Française de Luanda, em parceria com o Banco Económico, apresenta WAKPON, uma exposição inovadora de arte contemporânea, totalmente produzida em África e baseada na tecnologia de realidade aumentada. A exposição integra 10 “Imagens Mágicas” – representações de panos africanos – que escondem mais de 40 obras de artistas contemporâneos de África, apenas visíveis através da aplicação WAKPON, criada pela Fundação Zinsou. A mostra fica patente ao público entre 2 e 15 de Junho, na Galeria Banco Económico.

    A exposição WAKPON traz uma nova dimensão à arte em Angola. Pela primeira vez, o País recebe uma mostra interactiva, que alia a arte à tecnologia, para levar a cultura a qualquer pessoa, ou local, com acesso à internet. Através da aplicação WAKPON, que, pode ser descarregada em dispositivos móveis, é possível a visualização, e mesmo a impressão de imagens, das obras dos artistas.

    Este conceito de exposição é inédito em Angola e permite aos visitantes descobrir- através dos seus smartphones e tablets- as obras de 10 artistas africanos, escondidas em “Imagens Mágicas”, através das quais o visitante poderá entrar em galerias virtuais e conhecer mais de 40 obras destes artistas. A exposição é parte integrante da colecção do Museu de Ouidah, da Fundação Zinsou, do Benin.

    A Fundação Zinsou e o projecto Wakpon

    A Fundação Zinsou foi criada em Junho de 2005, por iniciativa da família Zinsou, e é a primeira fundação privada do Benin direccionada para a promoção da cultura e da arte contemporânea. A fundação pretende ser uma entidade catalisadora da difusão popular e do reconhecimento universal de artistas africanos contemporâneos, e assume o princípio básico de facultar todas as suas actividades de forma completamente gratuita.

    Em novembro de 2013, a Fundação Zinsou abriu um museu em Ouidah, no Benin – o primeiro a encarnar a África Ocidental contemporânea- criando assim um ponto de encontro entre a arte e todos os seus públicos, para dar uma nova visibilidade ao continente e impulsioná-lo como verdadeiro actor do mundo da arte. Hoje, com a criação do aplicativo digital WAKPON, o museu trespassa as paredes da Fundação Zinsou, mantendo os seus objectivos iniciais mas levando-os ainda mais longe, para reiterar a riqueza do continente africano, em termos de criatividade mas também de inovação tecnológica.

    Em qualquer parte do mundo, o aplicativo WAKPON leva os utilizadores à descoberta de dez artistas contemporâneos que fazem parte da colecção do Museu de Ouidah, através de uma experiência inédita, concebida sob a direcção técnica de Pierrick Chabi, que recorre às possibilidades oferecidas pela tecnologia de “realidade aumentada”. Pierrick Chabi é um jovem empreendedor franco-beninense apaixonado pelo desafio do acesso à educação e à cultura. Para dar resposta à questão de como possibilitar que as aprendizagens sejam menos penosas e mais divertidas, este engenheiro de software, especializado em sistemas de visão computacional, fundou a start up Wakatoon, que comercializa uma tecnologia quase mágica e com elevado potencial educativo: permite pintar um desenho no papel, captá-lo em fotografia com um smartphone e faze-lo ganhar vida no ecrã.

    Promover a arte africana em qualquer parte do mundo

    Porque nem todos têm a oportunidade de ir ao Museu Ouidah e descobrir a arte contemporânea africana, o museu ultrapassa as suas paredes para ir ao encontro do público. O aplicativo WAKPON é gratuito e destina-se a tornar acessível uma parte da coleção da Fundação Zinsou a todas as audiências – instituições, escolas ou particulares- familiarizadas, ou não, com a arte contemporânea. A fundação acredita que todos devem ter acesso à arte e à cultura, porque os criadores do continente africano merecem ser conhecidos, não só na sua cidade, país, ou continente, mas também em todo o mundo.

    A exposição WAKPON foi organizada pela Alliance Française de Luanda, em parceria com o Banco Económico, para homenagear e celebrar o Dia de África, e conta com o apoio da Air France, da Embaixada de França em Angola, Total E&P Angola e Dimassaba.

    Baixe o aplicativo WAKPON, aponte a câmara do smartphone ou tablet à imagem e veja a magia!

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Workshop debaterá o futuro do turismo em Felipe Guerra/RN, cidade com 454 cavernas conhecidas

    No cenário de potencialidades turísticas do Rio Grande do Norte, destaca-se a região de Felipe Guerra, que abriga a maior quantidade de cavernas catalogadas...

    As decisões dos campeonatos de futebol na Europa

    O mês de Abril marca o arranque para a última milha rumo a glória nos principais campeonatos de futebol na Europa, quer do ponto...

    “Daqui a cinco ou dez anos, vejo-me como um homem rico”, afirma Landrick

    Para o artista Landrick é crucial que os profissionais tenham referências de pessoas que alcançaram o topo. Nessa linha de pensamento, o músico afirmou,...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto