Gastronomia angolana brilha em Itália através dos Chefs Nélio Rodrigues e Adilson...

Gastronomia angolana brilha em Itália através dos Chefs Nélio Rodrigues e Adilson Damião

COMPARTILHE
A A A

Por: Stella Cortêz

Os Chefs angolanos de cozinha, Nélio Rodrigues e Adilson Damião, conquistaram o segundo lugar na 21.ª edição do “Cus Cus Fest”, festival de gastronomia internacional que decorreu em San Vito Lo Capo, na Sicília, Itália, onde, durante quatro dias, participaram 20 países.

Apesar de esta ser a segunda participação de Angola no conceituado festival, o país já foi campeão do referido certame no ano passado. Segundo Nélio Rodrigues, vencedor do segundo lugar, em entrevista ao PLATINALINE, o convite surgiu por intermédio da Embaixada de Angola na Itália. “Fomos convocados pela nossa Embaixada de Angola na Itália, que mandou um convite para a nossa associação de cozinheiros e pasteleiros de Angola. O festival Cus Cus é um concurso realizado anualmente na Itália, em que participam vários países. Foram 20 países seleccionados, depois houve a pré-selecção e ficaram só dez países apurados e fomos automaticamente para a final porque, no ano passado, fomos campeões e isso deu-nos destaque para uma boa representação,” contou Nélio.

Sobre a gastronomia apresentada no concurso, o cozinheiro destacou que levaram ingredientes muitos peculiares de Angola, porém, mesmo sendo o Cus Cus o prato principal do evento, os angolanos preferiram optar por numa fusão entre as gastronomias angolana e italiana. “Criámos um prato e a nossa guarnição foi a galinha do mato, com a qual usámos técnicas internacionais clássicas da culinária francesa. O nosso turtúlio fumado da parte norte de Angola e o loengo, fizemos uma fusão de sabores com um toque de azeite de Cecília e usámos piscaixes para escrever a história do norte de África. Depois de confeccionarmos o prato, fizemos uma história a falar sobre aquilo que seria o nosso prato e foi essa história que nos levou aos três primeiros lugares.

43078620_10212659872947957_7587280296429486080_n

comentários facebook