- Publicidade -

More

    Glossofobia, o medo de falar em público

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Iraneth da Cruz

    A glossofobia, o medo de falar em público, é uma doença que atinge a muita gente. Os sintomas mais específicos da ansiedade da fala podem agrupar-se em três categorias: física, verbal e não verbal.

    Os sintomas físicos resultam do sistema nervoso simpático responder à situação com uma reacção de lutar ou fugir. Estes sintomas incluem acuidade auditiva (capacidade acentuada de sentir e descriminar estímulos sensoriais), aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, pupilas dilatadas, aumento da transpiração, aumento do consumo de oxigénio, rigidez dos músculos do pescoço e da parte superior das costas e boca seca.

    Muitas pessoas experimentam algum grau de ansiedade antes de falar em eventos, porém a maioria consegue superar isso, não importa quão desagradável possa ser. Em caso de glossofobia extrema, no entanto, os indivíduos simplesmente congelam antes de se apresentar em público. Eles podem ser incapazes de falar, começam a suar, a tremer ou ter palpitações.

    A causa exacta da glossofobia é desconhecida, mas é provável que certos eventos traumáticos no passado quando criança, ou mesmo já como adulto, possam ter levado a esse medo de falar em público. Muitas vezes, o indivíduo que lida com esta fobia pode evitar falar em público por tanto tempo, o que era uma ansiedade normal, pode se transformar em um pânico quase incontrolável.

    A maioria dos indivíduos, que sofre com o medo de falar em público, também tem pouca auto-estima, espera a perfeição em tudo que faz, busc a aprovação constante, ou espera o fracasso.

    Eis algumas dicas que podem ajudá-lo a combater o medo de falar em público.
    1- Tem que aceitar que você fica nervoso sempre que tem que falar em público e dominar o seu medo ao fazer um esforço para melhorar a situação, o pior que pode fazer é evitar completamente falar em público.
    2- O outro ponto é libertar-se da perfeição. Deve para de se pressionar para ter um discurso perfeito. Afinal de contas, é apenas uma fala, não uma questão de vida e morte. E se tropeçar um pouco, não perderá o seu emprego. Aceite que erros acontecerão. Quando isso acontecer, tente recuperar a calma rapidamente e seguir em frente. As chances são de que ninguém perceba.
    3- Outro ponto é saber o que vai falar e se sentir confiante somente se souber de verdade o assunto que quer transmitir ao seu público. Se dominar a matéria, se sentirá mais confortável no que vai falar. Portanto, aproveite o facto de ter um conhecimento valioso para compartilhar.
    4- O último ponto é você praticar muito. Pratique várias vezes, tente reunir um pequeno público e ensaia todos os dias e quando der por conta, vai dominar o público.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Ésio homenageia mulheres que vivem da venda de café em nova música

    Por: Sara Rodrigues A nova música de Ésio intitulada "Moça do Café" destaca o papel das mulheres angolanas que, com o seu trabalho humilde, sustentam...

    Sophia Buco emociona-se ao ouvir mensagem de Sandra Cordeiro no dia Mundial do Teatro

    Em alusão ao dia Mundial do Teatro, a cantora angolana Sandra Cordeiro deixou uma mensagem de carinho e incentivo para a apresentadora e actriz...

    Há cinco anos no comando do programa Bem-Vindos, Nádia Silva fala sobre vontade de mudar para novos formatos em TV

    Por: Sérgio Flávio Uma presença constante na vida de muitos telespectadores, Nádia Silva concedeu, recentemente, uma entrevista ao Platinaline, onde abordou sobre as suas aspirações...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto