Grande Entrevista Unitel com Avelino Nascimento

Grande Entrevista Unitel com Avelino Nascimento

COMPARTILHE
A A A

Avelino Nascimento é estilista Angolano,que nos ultimos tempo tem sido destaque pela suas criações, sempre inovadoras e brilhantes, o Criador da Marca Me Sente,   ganhou o troféu de criador do ano em 2011 no Moda Luanda, por esses motivos ele é o nosso convidado para espaço Grande Entrevista Unitel

 


Qual é a história Avelino Nascimento na moda Angolana

 Sou filho de Costureira da era colonial , e de tanto ver os trabalhos da minha mãe, acabei por ganhar o gosto, apesar dela não querer, inicialmente que enveredasse para este mundo. Aos meus 14 anos fiz a minha primeira apresentação no programa Janela Aberta, da TPA. Esta apresentação foi uma espécie de porta que se abriu  porque, a minha mãe passou a acreditar em mim e no meu Talento.

Quais as principais barreiras que encontrou no início de sua carreira? Ainda sente que existem nesta fase?

Encontrei muitas, sendo que algumas foram ultrapassadas e outras persistem até hoje. Encontrei pessoas que barraram as minhas aparições, ou seja, a possibilidade em poder apresentar os meus trabalhos. A falta de material e uma formação específica no ramo.

Como foi que surgiu o nome da marca me sente?

A ideia surgiu em 2002, apreciar os clientes que fossem para lá, faziam a prova de roupas e não sentiam bem com as roupas, pediam opinião a terceiros. Dai surgiu o nome Me Sente. As pessoas têm de identificar-se e sentir-se bonitas com as roupas de Avelino Nascimento.

 

Acredita que o Angola Fashion week e  Luanda fashion week e ainda o prêmios moda Luanda tem ajudado na valorização de vocês como profissionais?.

Não existe Luanda Fashion Week. Apenas o Angola Fashion Week e o Moda Luanda.  Ajuda, mas os proveitos são da organização e não dos estilistas. Valoriza-se mais os estilistas estrangeiros em detrimento dos nacionais, sente-se isso no Angola Fashion Week.


Já concorreu a algum premio com sua marca?

Directamente não, mas já recebi vários prémios e indicações para premios com a minha marca. Expo Bodas, como Estilista Revelação em 2009. Neste mesmo ano fui indicado como o melhor estilista.

 

Que projectos futuros tem para o publico angolano e para o mundo?

Muitos,  e um deles, que está para breve, é apresentação da marca Me Sente. Ainda dentro da marca está incluido criação de Joias, sapatos   e    bolsas.

 

 


Quem foi à modelo que você vestiu e gosta sempre de vestir, pois ela valoriza  a sua criação?

Não tenho uma modelo específica, gosto de vestir todas as modelos que trabalham comigo desde que vista a minha roupa e vendam bem o meu produto é para mim uma satisfação enorme.

Já existem bons modelos ou bons “cabides” em angola?

Sempre existiram bons cabides em Angola, o grande problema é que não valorizamos o que temos internamente. Temos de aprender a ver e valorizar o que temos somente assim poderemos ver que temos pessoal bom, profissional e qualificado.

 


Você estilista muito jovem pouco comum na área que você actua isso tem atrapalhado você ou ajudou de alguma forma?

Não ajuda, nem atrapalha apenas enaltece mais o meu trabalho e dá-me mais vontade em querer. Quanto a idade, penso que as pessoas não devem ter isso em conta, mas que reconheçam e respeitam estes dez anos de trabalho


 

O que mais anseia alcançar em sua carreira profissional?

Reconhecimento no mercado internacional, ter um atelier enorme para poder ter capacidade de resposta a alturas das exigências dos meus clientes.

Já sente realizado profissionalmente?

Ainda não… ainda tenho um longo percuros pela frente.


Em que você se inspira no processo de criação dos seus trabalhos?

Na noite, animais, estrelas. São os prinipais elementos que me inspiram. algumas vezes inspiro-me tabém em outros criadores, nas minhas viagens.

comentários facebook