
Quando se fala de moda, a pesquisa aparece como a bíblia para o religioso: indispensável.
Já ouvi estilistas dizendo: eu não gosto de ver o trabalho de outros Designers para não me contaminar enquanto criador. Mas pergunto-me: como saber que não estas a reproduzir genuinamente o trabalho de outrém? Pesquisando.
Como atender a expectativa do seu público-alvo? Pesquisando.
Então, o primeiro passo quando se decide por fazer uma colecção é:
Leia muito, leia tudo o que puder sobre todas as indústrias criativas. Participe de work shops, assista a vídeos de moda, desfiles, pesquise tecidos, aviamentos, absorva toda informação que puder porque como dizem e bem dizem os nossos pais: conhecimento não ocupa lugar. E é exatamente isso, amplia os horizontes do criador, nutre a imaginação e inspira a mente criativa.
A pesquisa exige disciplina e técnica para que o designer possa descobrir entender e registrar o que está nas ruas, montras, feiras, revistas, desfiles e o que está na mente do consumidor.
Para bem atender o seu público –alvo, você deve atender as seguintes pesquisas de mercado:
O passo pós-pesquisa é a geração de alternativa: desenhar milhões de croquis praticando o brainstorming: nem uma idéia deve ser censurada, open mind, sempre!
para estudantes e entusiastas da moda e o link de um site que acabei de encontrar, com looks de alguns estilistas angolanos http://www.sdr.co.za/photo/index.php?album=1012FBA.
Apreciem.
Cordialmente,
Felícia Mahatma
Looks confeccionados para a conclusão do curso, onde o feminino ganhou o prémio de Melhor Look Comercial.
Como as bioux foram bem aceites, resolvi me “completar” e munir de ferramentas para um trabalho melhor. Eis que esqueci os medos e corri atrás do grande sonho: fiz o curso de Design de Moda no Centro Europeu, em Curitiba.
No final do curso houve a primeira edição do Centro Europeu Awards, uma premiação para reconhecer os que mais se destacaram na escola nas diversas vertentes: música, decoração, moda...
Fui indicada a categoria: Melhor Look Comercial. Ganhei.
Procurei patrocínio, investi na produção da primeira colecção, entrei uma vez mais em contacto com a Step Models e desta estarei presente no Moda Luanda 2011 para divulgar o meu trabalho, quase completo: roupas femininas e masculinas e bijoux.
Aguardo ansiosa e vos deixarei a par do processo que é a produção, apresentação e venda de uma colecção.
Lição do dia: acreditar em si, inovar, ter força de vontade e correr atrás.
Até breve!
Como comecei?
Então... Em 2007 fui passar as férias no Brasil quando me apaixonei pela cidade de Curitiba e resolvi por lá ficar.
Enquanto aguardava pelo vestibular (processo de ingresso a universidade) resolvi fazer cursos de curta duração.
O primeiro escolhido foi o de bijouterias, que venho fazendo desde então e comercializado a cada dezembro, nas férias em Luanda (em seguida o de maquiagem, depois o de design de moda e tantos outros ligados a gestão de negócios, minha área de formação).
A idéia era atender somente o público angolano, fazer com que a relação custo benefício fosse proveitosa para ambos e obtive sucesso. As amigas, as primeiras clientes, adoraram e esperaram ansiosas pelas colecções seguintes e assim fui levando o processo: amigas, amigas de amigas e aqui estou.
Em 2009 decidi que já estava na hora de vôos maiores e entrei em contacto (por email e telefone) com a Step Models, uma das maiores agências de modelo e eventos de Angola, propondo a minha participação no Moda Luanda 2010.
A petição foi aceite, fui bem recebida, expus minhas bijoux num espaço reservado para tal e esperei o retorno... Foi positivo.

Olá pessoal.
Para quem acompanhava o meu trabalho na outra revista, verá que nesta nova, a platina line o modelo da minha coluna será diferente.
Como designer de moda passarei a falar sobre a minha carreira: dificuldades, frustrações, alegrias e recompensas que este magnífico trabalho nos oferece.
Será uma espécia de diário que conterá alem de informações profissionais, infos sobre a indústria da moda e afins.
A idéia é ajudar quem já se encontra no mundo da moda e esclarecer aos menos entendedores do assunto o que realmente fazemos, porque ser designer não é trabalho fácil e simples como pensam por aí.
O linguajar será bem casual pois não sou uma pessoa formal e os posts tentarei que sejam ao menos semanais, fica a promessa.
Assim sendo, espero que gostem!
Bjs e abraços,
Felícia mahatma