Jobartis, o portal de emprego de Angola apresenta: Balanço do sector do...

Jobartis, o portal de emprego de Angola apresenta: Balanço do sector do emprego em 2016

COMPARTILHE
A A A

Durante o ano de 2016, registaram-se na plataforma Jobartis 11.546 vagas de emprego, o que supõe um aumento de 28.6% relativamente ao ano 2015. Este aumento constatou-se principalmente na segunda metade do ano. Em particular, durante a segunda metade de 2016 houve um acréscimo em 50% de vagas publicadas. Estes dados aportam um certo grau de optimismo sobre a recuperação da economia. Assim, através dos dados de colocação de vagas de emprego no portal Jobartis podemos constatar três fases nos últimos dois anos:

Uma primeira fase durante a primeira metade de 2015 na qual os empregadores ainda não tinham aceite a nova realidade e durante a qual as dinâmicas continuaram praticamente iguais a 2014.
Uma segunda fase, a pior, que vai desde metade de 2015 até metade de 2016 na qual os empregadores entraram em pânico total, congelando praticamente todas as novas contratações, em espera de ver o que acontecia com o desenvolvimento da crise.
Uma terceira fase, desde meados de 2016 na qual os empregadores estão a voltar, embora timidamente, a retomar a iniciativa económica e portanto, o ritmo de contratações.

Sobre o conteúdo das vagas publicadas, os sectores com maior volume de contratação foram:

– Prestação de serviços
– Distribuição / Comércio por Grosso e Retalho
– Educação
– Construção
– Turismo / Lazer / Restauração

Por último, as áreas mais demandadas pelos empregadores foram as seguintes:

– Administração e apoio ao escritório
– Vendas e atendimento ao cliente
– Compras, logística e comércio
– Finanças e contabilidade

comentários facebook