Kantala: As carteiras sustentáveis made in Sri Lanka

Kantala: As carteiras sustentáveis made in Sri Lanka

COMPARTILHE
A A A

Por André Fial

Kantala é uma marca 100% vegan, do Sri Lanka, inspirada numa técnica de tecelagem com três séculos de história, combinada com designs únicos e modernos.

A marca foi lançada em 2013, por Vikum Rajapakse e Nadishan Shanthikumar, que acreditavam na sustentabilidade e determinação de transportar o artesanato tradicional do Sri Lanka para o mundo, através de produtos contemporâneos e ajudar, assim, os artesãos tradicionais para que pudessem garantir um meio de vida sustentável, protegendo o comércio tradicional do seu país.
Quando Vikum descobriu uma aldeia fora de Kandy, no Sri Lanka, onde os artesãos usavam teares tradicionais para criar esteiras tecidas a partir de fibras vegetais, nasceu a ideia de Kantala.
A planta hana produz o material principal usado para tecer as esteiras de tecido usadas em todos os produtos da Kantala. A hana é uma planta sustentável com uma roseta de folhas espessas que pode atingir até 2 metros de comprimento. Em Henavala, Sri Lanka, artesãos são responsáveis pela meticulosa tecelagem desse material após as folhas serem raspadas à mão para extrair uma fibra forte, fina e translúcida; de seguida é secada, tingida e pronta para a transformação por um tear tradicional que ainda é usado para tecer esse tecido.

Além de hana, esta marca apresenta também outros materiais, como o Pinatex, (um substituto natural do couro), algodão certificado de comércio justo e cascas de coco polidas, onde gravam o seu logotipo.

Esta marca é vegan e aprovada tanto pela PETA, como pela Good Market onde, em 2016, recebeu o prémio Sustainable Sourcing Award, pelo uso de corantes naturais e corantes OEKO Tex e certificados pela ISO, o que mostra que a Kantala não utiliza qualquer tipo de material de origem animal, sendo sustentável para o meio ambiente.

Num mundo onde temos um enorme leque de possibilidades temos cada vez mais escolhas disponíveis, mas cabe a cada um de nós procurar a nossa individualidade através da origem dos artigos que compramos.

Assim, porque não comprar algo que ajudará outros e o meio ambiente?

Saiba mais no link da revista Baiga https://www.baiga-magazine.com/kantala/

comentários facebook