Land Rover exibe SUV mais avançado do mundo

Land Rover exibe SUV mais avançado do mundo

COMPARTILHE
A A A

 

 Se alguém estiver procurando um utilitário esportivo para um filme de aventura ambientado no futuro, o Land Rover DC100 Sport é um bom candidato ao papel. O carro-conceito da Land Rover, em exposição no salão de Frankfurt, na Alemanha, concentra o máximo de tecnologia que a empresa conseguiu colocar sobre quatro rodas.

O carro tem câmeras frontais que captam imagens do caminho à frente. Um computador analisa essas imagens e determina o tipo de terreno. Mas o DC100 Sport não se contenta em ajustar a altura da suspensão de acordo com o solo. Se ele se aproxima de um local com lama ou neve, por exemplo, uma câmera de ar secundária é inflada nos pneus. Ela faz com que saliências se projetem além da banda de rodagem, melhorando a tração. E, na hora de atravessar um rio, um sonar determina a profundidade e avisa se ela for excessiva.

Em todas essas situações, o motorista pode avaliar o terreno à frente observando uma imagem em 3D num tablet encaixado no painel. Esse tablet também pode ser removido e usado para consultar mapas ou assistir a um filme fora do carro, por exemplo. Também removível é um compartimento térmico, que pode ser usado para manter alimentos frios ou quentes. Ele é alimentado por uma bateria que é carregada por meio de um acoplamento indutivo, sem fio. O mesmo sistema carrega um conjunto de alto-falantes portáteis, que pode ser levado à mesa de piquenique. Um transmissor instalado no DC100 Sport envia músicas – que ficam armazenadas numa unidade de disco – a esses alto-falantes.

Apesar de o DC100 Sport ser apenas um carro-conceito, a Land Rover diz que algumas das soluções exibidas nele poderão fazer parte do sucessor do Defender – o modelo mais famoso da marca – que deve ser lançado em 2015.

comentários facebook