Luso-angolano Lorenzo Campos garante pódio no Rotax Max Challenge Portugal

0

Por: Hélio Cristóvão

Lorenzo Campos foi um dos protagonistas da categoria Mini-Max, da segunda jornada dupla do Rotax Max Challenge Portugal, disputada no passado fim de semana, no Kartódromo de Viana do Castelo. O rapaz luso- angolano, de apenas 10 anos de idade, apesar de se estrear este ano numa nova categoria e correr frente a um pelotão com pilotos mais experientes, não se deixou intimidar e esteve sempre na luta pelos lugares do pódio, feito que veio a alcançar, tendo, numa das finais, sido o autor da volta mais rápida.

O rapaz  liderou a corrida até Rodrigo Vilaça assumir o comando já nas voltas finais. Vilaça venceu na frente do piloto luso-angolano que, por sua vez, registou a volta mais rápida da corrida (47,896s).

Em entrevista ao PLATINALINE, seu pai, Walter Campos, fez saber que um dos grandes desejos era ver o pequeno a concorrer com a bandeira de Angola, apesar de também possuir a nacionalidade portuguesa. “É uma pena que, em Angola, ainda não haja um seguro internacional que lhe permita concorrer com a bandeira nacional. Ainda não estamos preparados para tomar tal decisão,  pois, no set, é comum acontecer acidentes e, de certa forma, isto preocupa-nos bastante.”

Apesar de estar a representar,  por enquanto, a bandeira portuguesa, o seu pai e toda a equipa fazem questão de elevar o nome de Angola. “Temos a pretensão de inseri-lo,  em Setembro, no maior campeonato de catering do mundo “WSK”, na Itália, na continuidade da grande aposta desportiva”, frisou.

Com apenas 7 anos, o pequeno começou a manifestar e desenvolver o interesse pelas corridas e os pais decidiram apoiar e apostar na formação.  Um ano depois, Lorenzo sagrou-se campeão em Angola e, desde então, apostaram na sua formação em Portugal, pelo que, em 2019, decidiram que é lá onde deve morar, pelo catering.

No início de 2020, Lourenzo participou de uma formação internacional no qual fez parte do top 5, porém, devido à situação da Covid-19, as provas foram interrompidas.  Mas apesar da forte paixão e entrega na profissão, o pai garante que seu filho tem um óptimo desempenho escolar.

Vale realçar que o vencedor do Rotax Max Challenge Portugal fica apurado para as finais Mundiais do construtor austríaco, que serão disputadas no Kartódromo Internacional do Algarve (KIA), em Portimão, de 23 a 30 de Janeiro de 2021.