A obra poética com o titulo “A fonte da Inspiração”, da autoria de Moisés Ricardo Mpova, estudante angolano, foi apresentada no dia 14 de Setembro do ano em curso, no Centro Integrado de Cultura, CIC Florianópolis.
O livro, que mostra a força da imaginação do autor, foi prefaciado pelo engenheiro mecatrónico e de sistemas robóticos, Robespier Moniz (Universidade de Liverpool), e traz uma mistura de epifanias daquilo que são as vivências de Ricardo Mpova.
O cerimonial aconteceu na sala de cinema do CIC, tendo como mestre de cerimônia a escritora e poetisa Vera Portella. No clima de muitas emoções e cultura angolana o evento começou com a entoação do hino nacional de Angola e em seguida o hino nacional do Brasil.
O momento cultural foi aberto com apresentação do vídeo “A fonte da inspiração” onde Mpova exalta o lugar onde começou a escrever (Instituto Nacional de Petróleos). Em seguida, o escritor e poeta angolano Ermi Panzo, com seu jeito carismático encantou a todos declamando o poema “África” da obra de Ricardo Mpova.
O evento contou com vários artistas e colabores de diferentes países da nossa matriarca África como Ermi Panzo (Angola); Yeo Ngana (Costa de Marfim); Luísa Filho(Angola); Jeff Nefferkturu (Cabo Verde); Vagnaide Tchiloya(Angola); Ailton Fidju di Terra (Cabo Verde); Nélvia Pradiné(Angola); Flávio Pradiné (Angola); Aldair Paulo “Fábio” (Angola); Adalberto Fernandes (Angola); Flávio Gaspar (Angola); Daniel Miranda (Angola); Alexandre Manganda (Angola); Eliane Moniz (Cabo Verde); Dongoxi Mendes (Angola); Ismael Igreja (Angola) e Anilde Paulino (Angola).
Teve presença também de artistas brasileiros como Uziel Santana; Dayana Nuñes; Thierry Mota e Cátia Cernov.
Esteve presente várias entidades da cultura brasileira, representantes das Academias de Letras a nível de Santa Catarina, como Célia Ribeiro de Moraes presidente da ADLA (Academia de Letras e Artes/Florianopolis); Sinval Santos da Silveira, presidente do Grupo de Poetas da Trindade; Maria da Graça Fornari; Edenice Fraga, da Academia de Letras dos Militares Estaduais; Aparecida Facioli, da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH); Susana Zilli; Iratan Curvello; Olga Postal; Vera Lúcia Silva; Willian Schutz; Ana Esther; Sidney Lino; Virgínia Yunes, Rosanga Miranda e Flávia Cardoso Mendes.
Fizeram-se presente algumas entidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) como Professor Sérgio Peters, vice presidente do Centro Tecnológico; Juliana Kumbartzki, da Coordenadoria de Programas Internacionais, representando a Secretaria de Relações Internacionais (SINTER); Professores Valdir Alvim e Daniel Martins (departamento de engenharia mecânica).
No decorrer do evento Mpova foi agraciado com uma grande surpresa feita por sua namorada Joselina Gomes Xixi, surpresa que o deixou todo emocionado.
Essa obra é a prova de que o autor é um exemplo de resiliência. De uma maneira empática, os leitores vão materializar as suas diferentes emoções e vivências durante a sua trajectória entre Angola – Brasil e poderão ainda testemunhar os marcos que catapultaram as suas inspirações… A poesia, a música, as danças africana despertaram a atenção da plateia.